Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2021

Abatido por goleadas, Corinthians enfrenta Palmeiras com humildade

São Paulo e Mirassol fazem a outra semifinal do Campeonato Paulista, no Morumbi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corinthians avançou à decisão nas últimas quatro edições do Campeonato Paulista. Na disputa de 2021, tem campanha melhor do que a do Palmeiras, o que lhe dá o direito de jogar em casa contra o rival neste domingo (16), às 16h. Ainda assim, não é com confiança ou favoritismo que chegam os jogadores alvinegros às semifinais do Estadual.

Abatidos por goleadas recentes, os comandados de Vagner Mancini disputarão com bastante humildade o clássico, que terá transmissão da TV Globo e do SporTV. É esse o caminho apontado pelo treinador diante do atual campeão da América do Sul, um adversário em estágio claramente superior e responsável por uma dessas goleadas que abalaram o otimismo preto e branco.

O meia-atacante Luan, do Corinthians, e o volante Patrick de Paula, do Palmeiras, duelam em um dos confrontos entre os rivais no ano passado - Rodrigo Coca - 5.ago.20/Ag. Corinthians

Em janeiro, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians perdeu por 4 a 0 no Allianz Parque. Vídeos de bastidores divulgados pelo próprio clube do Parque São Jorge mostraram o desânimo no vestiário e a conclusão triste dos atletas.

"Não dá para jogar de igual para igual. Os caras têm muito mais time, estão montados há muito mais tempo do que a gente", lamentou o lateral esquerdo Fábio Santos.

De lá para cá, a trajetória das equipes confirmou a impressão do experiente jogador. O Corinthians não conseguiu nada além de um 12º lugar no Brasileiro e já foi eliminado, com duas rodadas de antecedência, na primeira fase da Copa Sul-Americana. O Palmeiras conquistou a Copa Libertadores e a Copa do Brasil e tem 100% de aproveitamento na campanha em que defende o título continental.

Alguns bons resultados no Paulista pareciam ter dado ânimo ao lado alvinegro, mas qualquer simulacro de confiança foi quebrado com mais uma dura derrota: 4 a 0 para o Peñarol, em Montevidéu, na última quinta-feira (13).

“Classifico como acidente de percurso”, afirmou Mancini, repetindo exatamente a frase usada após a goleada sofrida para o Palmeiras. Em 44 partidas à frente do Corinthians, o treinador coleciona três graves acidentes de percurso, lista que inclui uma vitória por 5 a 1 do Flamengo no estádio de Itaquera.

Para evitar mais um, o time alvinegro adotará um comportamento defensivo na zona leste paulistana e tentará impedir que o rival faça uso de sua melhor arma, o contra-ataque. Já o Palmeiras, que vinha deixando o Estadual em segundo plano, vê a chance de voltar à final e deverá enfim usar suas melhores armas.

Atual campeã, a formação alviverde está viva na competição porque teve a ajuda do rival. Na última rodada da primeira fase, a classificação dos comandados de Abel Ferreira só era possível com um tropeço do Novorizontino, superado pelo Corinthians por 2 a 1.

Agora, o confronto é direto. Quem sobreviver ao duelo em jogo único, com disputa por pênaltis em caso de empate, avançará à decisão contra o vencedor do confronto entre São Paulo e Mirassol —marcado para as 20h30 deste domingo, com transmissão do Premiere.

Jogadores do São Paulo comemoram um dos gols da vitória por 4 a 2 sobre a Ferroviária, que colocou o time do Morumbi nas semifinais do Estadual - Rubens Cavallari/Folhapress

Dono da melhor campanha do torneio, o time do Morumbi jogará em casa, com amplo favoritismo. O técnico Hernán Crespo tem dado prioridade ao torneio paulista, caminho visto como o mais curto para o clube tricolor encerrar um longo jejum de conquistas.

Para isso, o argentino chegou a poupar jogadores na Libertadores, o que seria impensável em anos anteriores. Falta só um jogo para a equipe se colocar na decisão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.