Barcelona goleia o Chelsea e conquista sua 1ª Champions League feminina

Equipe da Catalunha bate o Chelsea e interrompe sequência de conquistas do Lyon na Europa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A equipe feminina do Barcelona venceu o Chelsea por 4 a 0 neste domingo (16) e conquistou assim a sua primeira Champions League da modalidade. A partida foi disputada em Gotemburgo, na Suécia. Foi a primeira vez que uma equipe espanhola venceu a competição.

Arrasador no início, o clube da Catalunha construiu o resultado já na primeira etapa. Os gols foram de Leupolz (contra), logo no primeiro minuto da partida, Alexia Putellas, de pênalti, aos 14, Bonmati, aos 20, e Hansen, aos 36.

Além dos gols, o Barcelona acertou a trave e pressionou muito a saída de bola da equipe inglesa na primeira etapa, especialmente nos minutos iniciais. No segundo tempo, a equipe se limitou a administrar a partida e não correr riscos.

Bonmati, ao centro, comemora seu gol na final da Liga dos Campeões, o terceiro na vitória do Barcelona sobre o Chelsea
Bonmati, ao centro, comemora seu gol na final da Liga dos Campeões, o terceiro na vitória do Barcelona sobre o Chelsea - Jonathan Nackstrand/AFP

A equipe, treinada por LLuis Cortes, tem tido uma temporada especial. No campeonato espanhol, já é campeã com antecedência e, mesmo com quatro jogos a menos, tem 14 pontos a mais que o segundo colocado, Real Madrid. As catalãs têm incríveis 100% de aproveitamento no torneio, com 26 vitórias, nenhum empate e nenhuma derrota. São, portanto, 78 pontos. A equipe marcou 128 gols e sofreu apenas 5.

O título coloca um fim à hegemonia do Lyon, da França, no futebol feminino europeu. A equipe havia vencido as últimas edições do torneio. Também tira um peso nas costas do Barcelona, que já havia chegado às semifinais na última temporada, quando foi eliminada pelo Wolfsburg, da Alemanha, e sido vice-campeã na anterior, quando perdeu para o Lyon por 4 a 1.

O Chelsea, por sua vez, também venceu o campeonato nacional, mas o torneio foi bem mais equilibrado. A equipe de Londres terminou com 57 pontos enquanto o Manchester City, vice, ficou com 55. De qualquer forma, a campanha das comandadas pela técnica Emma Hayes também foi quase perfeita: 18 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota em 22 jogos na competição, com 69 gols marcados e 10 sofridos. No fim do mês disputa, contra o Madrid C.F, as semifinais da Copa da Rainha.

A Liga dos Campeões feminina começou em 2001, e o seu maior campeão é exatamente o Lyon, com sete conquistas. Depois vêm Frankfurt (quatro títulos), Umea IK, da Suécia, Turbine Potsdam, da Alemanha, e Wolfsburg, com dois títulos cada um. Arsenal e Duisburg, da Alemanha, conquistaram o torneio uma vez e fecham a lista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.