EUA alertam população contra viagem ao Japão durante Olimpíada

A declaração não deve afetar a decisão sobre o envio de atletas americanos ao evento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ben Dooley
Washington | The New York Times

O Departamento de Estado americano na segunda-feira alertou os americanos contra viajar ao Japão, já que o país está sofrendo um alta no número de contágios pelo coronavírus menos de dois meses antes do início da Olimpíada de Tóquio.

A medida tem pouco efeito prático, porque as fronteiras japonesas estão fechadas à maioria dos estrangeiros sem visto de residência no país desde os meses iniciais da pandemia. Mas o alerta é um novo baque para a Olimpíada, que enfrenta intensa oposição da parte do público japonês, que teme que o evento cause uma alta no número de contágios, com a chegada de atletas e de suas equipes de apoio vindos de todo o mundo.

As autoridades japonesas insistiram em que a Olimpíada poderá ser realizada em segurança. Elas deixaram claro que pretendem levar adiante os jogos apesar do descontentamento do público e do estado de emergência que vigora atualmente em boa parte do país.

Da mesma forma, as autoridades japonesas disseram a veículos locais de mídia que viam o alerta americano como separado de quaisquer considerações relacionadas aos jogos. A declaração do Departamento de Estado não deve afetar a decisão dos Estados Unidos quanto a enviar seus atletas para a Olimpíada. Presumivelmente, a maioria, se não todos eles, terá sido vacinada, ainda que os organizadores dos jogos não estejam exigindo que os participantes sejam inoculados.

Os Estados Unidos acrescentaram o Japão a uma lista de dezenas de países que foram classificados sob o mais alto nível de alerta de viagem – “não viaje” -, depois que a incidência de contágios no país chegou ao patamar que dispara essa classificação.

A partir do final de abril, diversas partes do Japão entraram em estado de emergência, quando variantes mais contagiosas do vírus conduziram a uma rápida elevação no número de casos registrados, especialmente em grandes cidades. Osaka, que é parte da segunda maior área metropolitana japonesa, está enfrentando dificuldades para combater o surto, que colocou seu sistema de saúde sob pressão.

O estado de emergência – sob o qual moradores são encorajados a restringir seus movimentos e algumas empresas devem fechar mais cedo ou suspender inteiramente suas operações - deve terminar no dia 31 de maio. A mídia japonesa noticiou que as autoridades provavelmente estenderão a validade do estado de emergência, porque o número de contágios pelo vírus continua elevado.

Ainda que o número de contágios no Japão seja baixo pelos padrões dos Estados Unidos e de boa parte da Europa Ocidental – a média de contágio a cada sete dias era de 5,1 mil casos, no sábado -, muita gente no país se sente insatisfeita com a resposta do governo, o que inclui a lentidão do programa de vacinação.

Menos de 5% dos japoneses receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, o que coloca o país na última posição entre os grandes países desenvolvidos, em seus esforços de vacinação. Não deve haver vacinas disponíveis para o público geral antes do começo do terceiro trimestre.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se ofereceu para vacinar muitos dos atletas e demais participantes que viajarão ao Japão. Também ofereceu vacinação a mais de 20 mil pessoas conectadas ao evento no Japão.

Mas isso não diminuiu a preocupação do público. Cerca de 80% do público japonês acredita que a Olimpíada, que foi adiada em um ano por causa da pandemia, deveria ser cancelada ou adiada de novo, pesquisas demonstram. O índice de aprovação do primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga caiu para pouco mais de 30% por conta de sua condução do combate ao vírus, de acordo com uma pesquisa recente da Jiji Press.

Centenas de milhares de pessoas assinaram uma petição pedindo o cancelamento dos jogos, e manifestante saíram às ruas para denunciar o evento como ameaça à saúde pública. Em uma pesquisa de opinião conduzida na semana passada, quase 70% das companhias japonesas afirmaram que a Olimpíada deveria ser adiada ou suspensa.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.