Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Com Abel 'à espera de ser despedido', Palmeiras perde outra para o Flamengo

Treinador falou sobre a ciranda de técnicos no país antes da partida pelo Brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Palmeiras e Flamengo vêm protagonizando títulos importantes e uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro nos últimos anos. Na atual temporada, coube às duas equipes mais badaladas do país se enfrentarem na rodada de estreia do Campeonato Brasileiro. E o time carioca largou na frente.

A equipe rubro-negra venceu a paulista neste domingo (30) por 1 a 0, no Maracanã, em partida veloz e repleta de oportunidades para ambos os lados, debaixo de uma tarde chuvosa no Rio de Janeiro.

Pedro comemora gol do Flamengo sobre o Palmeiras, na estreia do Brasileiro
Pedro comemora gol do Flamengo sobre o Palmeiras, na estreia do Brasileiro - Sergio Moraes/Reuters

O resultado deve aumentar a preocupação do treinador palmeirense Abel Ferreira, que afirmou antes do jogo que está “à espera de ser despedido”. “Estarei eternamente grato ao futebol brasileiro e ao jogador brasileiro. Aos meus jogadores, de forma muito específica”, disse ao canal SporTV ao comentar a cultura de constantes trocas de treinadores no futebol brasileiro.

Na atual temporada, o Brasileiro tem limite para trocas de técnico. A nova regra não impediu, porém, que Alberto Valentim fosse demitido do Cuiabá ainda na primeira rodada do campeonato, ao empatar em 2 a 2 com o Juventude, no sábado (29).

O português Abel Ferreira foi apresentado na equipe palestrina em novembro do ano passado. De lá para cá, conquistou os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Mas os vice-campeonatos da Recopa Sul-Americana, da Supercopa do Brasil e do Paulista colocaram pressão sobre o treinador.

O novo revés para o Flamengo neste domingo –o Palmeiras não vence o adversário desde 2017– deve provocar ainda mais a exigente torcida palmeirense. Por outro lado, não há dentro do clube um movimento pela saída do técnico.

Neste domingo, Abel optou pela velocidade para encarar o time carioca. Gabriel Menino e Matías Viña ocuparam as alas para aumentar o poder de ataque palmeirense.

O atacante Rony, com muita correria, deu trabalho à zaga do Flamengo, que só não foi vazada por causa de boas defesas do goleiro Diego Alves, principalmente no primeiro tempo.

A ideia palmeirense surtiu efeito na primeira etapa, quando a equipe foi superior à rival. Porém, ao não converter em gols as oportunidades que teve, foi para o intervalo com empate no placar.

Bruno Henrique atuando aberto pela esquerda, impediu a tática alviverde de utilizar Menino na ala para atacar. Principalmente na segunda etapa, quando o time tomou o protagonismo do jogo para si.

Em uma das arrancadas do veloz flamenguista, o jogador palmeirense foi deixado para trás, assim como o zagueiro Luan. Bruno Henrique então cruzou para Pedro fazer o gol da vitória, aos 29 da etapa final.

Atual bicampeão brasileiro, o Flamengo tem sido uma pedra no sapato do time palmeirense. O clube rubro-negro não perde para a equipe paulista tem oito jogos. São quatro vitórias e quatro empates desde a última derrota, em 2017.

O Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no dia 13, contra o América-MG. Antes, porém, enfrenta o Coritiba, no dia 10, pela Copa do Brasil.

Já o Palmeiras joga na quinta (3), contra o CRB, pela Copa do Brasil, e no domingo (6), contra a Chapecoense, pelo Brasileiro.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado em versão anterior deste texto, o Flamengo não enfrenta o Grêmio no sábado (5). A partida foi adiada e ainda não tem nova data definida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.