Em recuperação da Covid, Renan Dal Zotto passa períodos sem ventilação mecânica

Técnico da seleção masculina de vôlei está internado há cerca de 20 dias e precisou ser intubado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) informou nesta sexta-feira (7) que o técnico da seleção masculina, Renan Dal Zotto, 60, foi traqueostomizado e segue em boa recuperação da Covid-19.

"Renan está sem febre, lúcido e com períodos cada vez maiores sem a ventilação mecânica. Sua evolução clínica é positiva e vem correspondendo ao esperado pelos médicos", afirma o comunicado.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico realizado em pacientes que precisam da ajuda de tubos para respirar. Ela consiste no estabelecimento de um orifício artificial na traqueia. Na abertura é colocada um tubo que permite a comunicação entre a traqueia e a região do pescoço.

Internado desde 16 de abril, três dias após ter recebido o diagnóstico de infecção pelo coronavírus, Renan foi intubado por via oral em 19 de abril e extubado no dia 24. Um dia depois, porém, teve piora no quadro e precisou voltar para a ventilação mecânica. Continua nessa condição, porém em períodos menores e pela traqueia, conforme informado pela CBV.

Além da Covid-19, Renan teve pneumonia bacteriana e foi submetido a uma cirurgia vascular por causa de uma trombose desde que foi internado.

Com o seu afastamento da seleção, os auxiliares Carlos Schwanke e Ricardo Tabach conduzem os treinos da seleção brasileira em Saquarema (RJ). O Brasil se prepara para a Liga das Nações, a partir de 25 de maio, na Itália, e os Jogos Olímpicos de Tóquio, entre julho e agosto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.