Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Flamengo e Palmeiras fazem duelo de protagonistas pelo Brasileiro

Times se enfrentam neste domingo (30), no Maracanã, pela primeira rodada do Nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos últimos cinco anos, Palmeiras e Flamengo passaram a alimentar uma rivalidade impulsionada pelo fato de terem se destacado de seus rivais estaduais e conquistado uma série de títulos importantes.

Há pouco mais de um mês, paulistas e cariocas decidiram a Supercopa do Brasil, que os reuniu por serem os atuais vencedores da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Em duelo bastante disputado, houve um empate no tempo normal, 2 a 2, e os rubro-negros venceram nos pênaltis.

Neste domingo (30), um novo capítulo começará a ser escrito, com o Nacional novamente em disputa. No Maracanã, às 16h, os vencedores das últimas três edições da competição (Palmeiras em 2018, Flamengo em 2019 e 2020) duelarão pela primeira rodada, com transmissão da Globo e do Premiere.

De 2016 para cá, o Palmeiras conquistou duas vezes o Brasileiro, uma a Copa do Brasil e uma a Copa Libertadores. O retrospecto do Flamengo é semelhante no mesmo período –sem uma Copa do Brasil, mas com uma Recopa Sul-Americana e duas Supercopas do Brasil.

Gabriel Menino (à dir.) e Felipe Luís disputam a bola durante partida entre Palmeiras e Flamengo pela Supercopa do Brasil
Gabriel Menino (à dir.) e Filipe Luís disputam a bola durante partida entre Palmeiras e Flamengo pela Supercopa do Brasil - Cesar Greco - 11.abr.21/Ag. Palmeiras

Apesar do histórico recente de triunfos, alviverdes e rubro-negros iniciam o Brasileiro convivendo com um nível considerável de pressão. A formação paulistana faz campanha sólida na defesa do título da Libertadores, que é a prioridade, mas já perdeu três finais no ano, o que levantou questionamentos sobre o trabalho de Abel Ferreira.

Também há contestação a respeito do desempenho de Rogério Ceni. Diferentemente do português, ele levou seu time à conquista do Estadual, mas as atuações do Flamengo têm sido criticadas, sobretudo na disputa continental.

Na Libertadores, embora tenha avançado às oitavas de final como primeira colocada do Grupo G, a equipe carioca não vence há três partidas. Já os comandados de Abel Ferreira fizeram a segunda melhor campanha na classificação geral e vêm de uma goleada por 6 a 0 sobre o Universitario (PER).

Diante dos peruanos, na quinta-feira (27), o treinador português poupou alguns de seus titulares. Eles estarão agora mais descansados para encarar o Flamengo, que utilizou seus principais jogadores, também na quinta, e encerrou a fase de grupos com um empate sem gols diante do Vélez Sarsfield (ARG).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.