Descrição de chapéu Liga dos Campeões 2020 - 2021

Mahrez ofusca Neymar, e City vai à 1ª final de Champions após bater PSG

Ao classificar time inglês, Guardiola vai em busca de terceiro título continental como técnico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Manchester City (ING) é o primeiro finalista da Champions League 2020/2021. Nesta terça-feira (4), a equipe inglesa venceu o Paris Saint-Germain (FRA) por 2 a 0, no Etihad Stadium, e garantiu uma vaga na decisão europeia.

Os gols que sacramentaram a classificação da equipe de Pep Guardiola foram marcados por Riyad Mahrez, que já havia anotado o segundo do triunfo por 2 a 1, de virada, no jogo de ida, na França.

Riyad Mahrez celebra, de joelhos, um de seus dois gols pelo City sobre o PSG, em Manchester, pela Champions
Riyad Mahrez celebra um de seus dois gols pelo City sobre o PSG, em Manchester, pela Champions - Phil Noble/Reuters

A final em Istambul, no próximo dia 29 de maio, será a primeira da história do City no principal torneio de clubes do mundo. Ao contrário de seu maior rival, o United, que é tricampeão da Champions, o clube azul de Manchester tem apenas um título internacional em sua sala de troféus: a Recopa, um torneio de segundo escalão, conquistada na temporada 1969/1970

Será também a terceira decisão de Guardiola como treinador. Nas duas anteriores, ambas com o Barcelona (ESP), o catalão se sagrou campeão –em 2009 e 2011. Ele tem ainda um título como jogador, em 1992, defendendo o Barça.

Desde que deixou o clube espanhol, o treinador nunca havia conseguido alcançar uma nova final de Champions. Com o Bayern (ALE), parou em três semifinais, e no comando do City não tinha ainda superado a fase de quartas de final até esta edição.

A vaga é um prêmio às duas atuações seguras da equipe na semifinal, mas principalmente ao desempenho defensivo do time inglês, com uma solidez na retaguarda que era buscada por Pep Guardiola desde sua chegada a Manchester, em 2016.

Dono da melhor defesa do torneio com apenas quatro gols sofridos, o City passou em branco mais uma vez nesta terça, na Inglaterra. Foi o sétimo confronto sem ser vazado em 12 partidas na competição.

A classificação começou a ser construída cedo no Etihad Stadium, apesar de pressão inicial do Paris Saint-Germain, que teve um pênalti marcado e depois cancelado após revisão no VAR.

Aos 11 minutos, e com o gramado coberto de neve, Ederson mandou um lançamento longo para Zinchenko, que foi à linha de fundo e cruzou para Kevin De Bruyne. O belga chegou batendo, mas a bola desviou na marcação francesa e sobrou para Mahrez, que chutou por baixo de Keylor Navas para abrir o placar.

Sem a companhia de Kylian Mbappé, que não entrou em campo por uma lesão na panturrilha direita, Neymar teve atuação apenas discreta. Substituto do francês, o argentino Mauro Icardi teve apresentação apagada.

Neymar foi bem marcado pelos defensores do City nesta terça, em Manchester
Neymar foi bem marcado pelos defensores do City nesta terça, em Manchester - Phil Noble/Reuters

Neymar procurou ser o organizador das jogadas do PSG, mas sentiu a ausência de Mbappé. Nas várias tentativas de jogada individual, o brasileiro esteve bem marcado e foi desarmado pelos defensores ingleses. O volante Fernandinho foi uma das "pedras" nas chuteiras do camisa 10.

Logo após sair atrás no placar, o Paris Saint-Germain acertou o travessão em cabeceio de Marquinhos, autor do gol de sua equipe na partida de ida. Foi a melhor oportunidade do time de Mauricio Pochettino no duelo.

Na etapa final, o PSG não conseguiu imprimir o mesmo início forte do primeiro tempo. Na busca por gols para voltar ao duelo, Pochettino mandou a campo Moise Kean e Julian Draxler, mas logo na sequência os donos da casa chegaram ao segundo gol.

Phil Foden foi lançado em profundidade, trocou passes com De Bruyne e invadiu a área pela esquerda. O inglês cruzou rasteiro na segunda trave e encontrou Mahrez, que completou para o gol, decretando a classificação do Manchester City, aos 18 minutos.

A missão dos ingleses ficou mais fácil com a expulsão de Di María, que recebeu o vermelho após agressão, confirmada pelo VAR.

O City agora espera pelo rival na final da Champions League. Nesta quarta-feira (5), às 16h Chelsea (ING) e Real Madrid (ESP) se enfrentam no Stamford Bridge, em Londres –TNT, TNT Sports no Facebook e Estádio TNT Sports transmitem o jogo.

Na partida de ida, em Madri, as equipes empataram em 1 a 1. Empate sem gols na capital inglesa classifica o Chelsea, cujo técnico, o alemão Thomas Tuchel, pode alcançar a sua segunda decisão consecutiva do torneio.

Foi ele o comandante do PSG no vice-campeonato na temporada passada, diante do Bayern.

Já Zinedine Zidane, treinador do Real, sabe bem o que é levantar o troféu da Champions. Campeão como jogador em 2001/2002, foi campeão três vezes como treinador (2016, 2017 e 2018), todas pelo Real Madrid.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.