Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2021

Palmeiras vai de quase eliminado a semifinalista e briga pelo bi do Paulista

Time alviverde sai de situação difícil e pega arquirrival Corinthians por vaga na decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mesmo dando prioridade a outros torneios e adotando formações alternativas ao longo de boa parte do Campeonato Paulista, o Palmeiras chegou nesta sexta-feira (14) às semifinais. Em duelo pelas quartas do Estadual, o time alviverde derrotou o Red Bull Bragantino por 1 a 0, em Bragança Paulista.

Novamente sem usar seus principais jogadores desde o começo da partida, a equipe palmeirense acionou alguns dos habituais titulares no segundo tempo. Rony, um deles, definiu o placar no estádio Nabi Abi Chedid.

A semifinal, em partida única, será disputada domingo (16). O adversário do Palmeiras será o arquirrival Corinthians, em confronto marcado para a Neo Química Arena. No outro embate por vaga na decisão, o São Paulo enfrentará o Mirassol, no Morumbi.

Wesley, do Palmeiras (à esq.), disputa bola com o jogador Claudinho, do Red Bull Bragantino, durante partida válida pelas quartas de final, do Campeonato Paulista
Wesley, do Palmeiras (à esq.), disputa bola com o jogador Claudinho, do Red Bull Bragantino, durante partida válida pelas quartas de final, do Campeonato Paulista - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Campeão em 2020, quando encerrou um jejum de 12 anos sem um título estadual, o time agora dirigido por Abel Ferreira correu risco de nem passar da primeira fase neste ano. Houve um momento em que a chance de lutar pelo bicampeonato parecia bem distante.

Foi só na última rodada da primeira fase, quando venceram a Ponte Preta por 3 a 0 e contaram com um tropeço do Novorizontino, derrotado pelo Corinthians por 2 a 1, que os palmeirenses conquistaram uma vaga no mata-mata. O Corinthians, portanto, ajudou a salvar o rival que agora terá de encarar.

A classificação apertada do Palmeiras ocorreu, principalmente, porque o clube priorizou a disputa da Copa Libertadores, competição na qual já garantiu vaga nas oitavas de final, além da liderança do Grupo A, com duas rodadas de antecedência —o Palmeiras soma 12 pontos, contra cinco do Defensa y Justicia (ARG), o segundo.

Poupar os atletas no Estadual foi uma decisão da comissão técnica devido à maratona de jogos estendida desde a temporada 2020, que se alongou até este ano devido à pandemia de Covid-19 e se encerrou oficialmente em março, com a decisão da Copa do Brasil.

Somando os cinco torneios disputados pelo Palmeiras na temporada passada, foram 77 duelos oficiais e três títulos conquistados, o do Paulista, o da Copa do Brasil e o da Libertadores. Na temporada atual, o duelo com o time de Bragança foi o 20º compromisso.

Neste ano, além de atuar pelo Estadual e pela principal competição continental, o time já disputou a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana. Perdeu essas taças, respectivamente, para Flamengo e Defensa y Justicia.

Com a situação confortável na Libertadores, a tendência é que o técnico Abel Ferreira escale agora a força máxima da equipe na semifinal do Paulista. O nome do adversário amplia essa expectativa.

Diante do Red Bull Bragantino, não foi fácil sair com um resultado positivo. Depois de um primeiro tempo equilibrado, no qual os donos da casa tiveram a melhor chance, com uma bola na trave de Claudinho, o desempenho dos dois times caiu na etapa final, devido ao cansaço dos jogadores.

Assim, os dois técnicos promoveram uma série de mudanças, e duas delas, as entradas de Luiz Adriano e Rony, foram decisivas para definir o placar. Aos 32 minutos, Luiz Adriano serviu Gustavo Scarpa, que invadiu a área e acertou a bola na trave. No rebote, Rony testou para fazer o único gol da partida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.