Descrição de chapéu Copa Libertadores 2021

São Paulo faz primeiro jogo sem peso da fila e vence o Sporting Cristal

Clube bate peruanos por 3 a 0, no Morumbi, e se classifica em segundo na Libertadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ainda saboreando a conquista do título paulista e livre da pressão por taças que rodeou o clube nos últimos nove anos, o São Paulo venceu o Sporting Cristal (PER) nesta terça-feira (25), por 3 a 0, no Morumbi, pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Bruno Alves, Rojas e Vitor Bueno anotaram os gols do triunfo são-paulino. Insuficientes, porém, para chegar à liderança do Grupo E da competição continental.

Com a vitória sobre o Rentistas (URU) no outro jogo da chave, o Racing (ARG) foi a 14 pontos e confirmou a vaga como primeiro colocado, três pontos à frente da equipe tricolor, que enfrentará nas oitavas de final o líder de algum outro grupo da Libertadores.

Bruno Alves comemora o 300º gol do São Paulo na história da Copa Libertadores
Bruno Alves comemora o 300º gol do São Paulo na história da Copa Libertadores - Alexandre Schneider/Reuters

O sorteio da primeira fase do mata-mata está previsto para o próximo dia 2 de junho.

Dois dias depois de levantar o troféu de campeão estadual, o técnico Hernán Crespo resolveu, assim como nos dois jogos anteriores do torneio, dar descanso aos titulares são-paulinos.

O time reserva, capitaneado por Hernanes, mostrou melhor circulação da bola e foi mais perigoso ao gol adversário do que na derrota para o Racing por 1 a 0, na terça (18) da semana passada, no Morumbi.

Éder e Hernanes fizeram o goleiro Alejandro Duarte trabalhar em chutes de fora da área logo no início do confronto, e Rojas chegou a acertar a trave do arqueiro peruano.

Diante de uma defesa fechada e que dificultava a chegada dos tricolores por baixo, a solução para abrir o placar veio no jogo aéreo. Hernanes cobrou escanteio da direita, e Bruno Alves subiu mais alto do que a defesa para cabecear com firmeza e marcar, aos 24 minutos de partida.

O gol do zagueiro, que está no clube desde 2017 e enfrentou a pressão de anos de fila do clube, foi o 300º do São Paulo na história da Copa Libertadores.

Na etapa final, o São Paulo administrou com segurança a vantagem e definiu o duelo com dois gols de contra-ataque, anotados em um intervalo de dois minutos.

Aos 22, Rojas foi lançado pela esquerda, arrancou até a entrada da área e chutou no ângulo de Alejandro Duarte.

Logo na sequência, aos 24, Welington pressionou a saída de bola dos peruanos, Galeano conseguiu a recuperação e iniciou o contragolpe. O paraguaio serviu Vitor Bueno, que finalizou na saída do goleiro para marcar o terceiro e fechar a vitória tricolor.

O São Paulo volta a campo no sábado (29), na estreia do clube no Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense, no Morumbi.

Fluminense vence River na Argentina e avança

O Fluminense avançou às oitavas de final da Copa Libertadores com a primeira colocação do Grupo D. A equipe carioca venceu o River Plate (ARG) por 3 a 1, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e ultrapassou os argentinos, que acabaram contando com a ajuda do Santa Fe (COL) para ficar em segundo lugar na chave e sobreviver.

Fred celebra gol do Fluminense no estádio Monumental de Nuñez
Fred celebra gol do Fluminense no estádio Monumental de Nuñez - Juan Mabromata/AFP

Na Argentina, o time brasileiro soube se impor fisicamente diante de um adversário afetado por um surto de Covid-19. O River já contava novamente com um goleiro –na semana passada, precisou improvisar o meio-campista Enzo Pérez como guarda-metas–, mas ainda tinha desfalques e atletas sem a melhor condição física.

Assim, com dois passes de Fred para gol, Caio Paulista e Nenê abriram vantagem para o Fluminense no primeiro tempo. Na etapa final, mesmo após a expulsão de Maidana por agressão, os donos da casa conseguiram diminuir, com Girotti. No finalzinho, porém, Yago Felipe concluiu contragolpe e definiu o placar.

O resultado teria eliminado o River se o Junior Barranquilla (COL) tivesse derrotado o Santa Fe (COL). Mas o Santa Fe, que já havia perdido para o River sem goleiro da semana passada, voltou a dar uma força para o clube portenho, segurou o empate por 0 a 0 e deu a segunda colocação do grupo aos comandados de Marcelo Gallardo.

Já o Atlético-MG se classificou sem nenhum susto e como dono da melhor campanha de toda a competição. Essa condição foi confirmada na noite de terça-feira com uma vitória por 4 a 0 sobre o Deportivo La Guaira, da Venezuela. Assim, o líder do Grupo H decidirá em casa os confrontos que tiver no mata-mata até uma eventual decisão, esta em jogo único, em novembro, em Montevidéu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.