Descrição de chapéu Futebol Internacional

Uefa abre processo e pode punir Real Madrid, Barcelona e Juventus por Superliga

Clubes continuam filiados ao grupo dissidente, que naufragou antes mesmo de virar realidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Uefa anunciou nesta terça-feira (25) que abriu um processo disciplinar contra Real Madrid, Barcelona e Juventus, clubes que continuam filiados à Superliga.

O Comitê de Ética e Disciplina da entidade que comanda o futebol europeu entende que a permanência dessas instituições na fracassada Superliga significa uma “potencial violação ao quadro jurídico” e, portanto, é passível de sanções.

Uefa ainda se movimenta para pressionar clubes fundadores da Superliga europeia
Uefa ainda se movimenta para pressionar clubes fundadores da Superliga europeia - Dado Ruvic - 20.abr.2021/Reuters

No último dia 7 de maio, a Uefa informou que os outros nove clubes fundadores da competição haviam se desfiliado do grupo. São eles: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Manchester City e Tottenham, da Inglaterra; Milan e Inter de Milão, da Itália; e Atlético de Madrid, da Espanha.

A punição ao trio poderia ser a exclusão de competições organizadas pela Uefa. Os três estão classificados para a próxima edição da Champions League.

Chelsea e Manchester City, que faziam parte do projeto, decidem a competição europeia no próximo sábado (29). O Manchester United, outro que estava envolvido na Superliga, disputa a final da Europa League nesta quinta (27), contra o espanhol Villarreal.

Presidente do Real Madrid e também da Superliga, Florentino Pérez é o maior entusiasta do projeto e se recusa a abandonar a ideia de criar uma liga dissidente que conte apenas com os poderosos da Europa.

Outro entusiasta da Superliga é Andrea Agnelli, mandatário da Juventus e um dos vices de Florentino Pérez na por ora abortada competição. Agnelli chegou a abandonar a presidência da Associação Europeia de Clubes para se juntar ao projeto, que não decolou e ainda causou a ira de torcedores dos clubes envolvidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.