Brasil se impõe e goleia Peru em noite de testes de Tite

Treinador faz mudanças, observa alternativas e conta com Neymar para vencer no Rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A seleção brasileira venceu com tranquilidade o Peru por 4 a 0, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada na Copa América. A partida no estádio Nilton Santos foi usada por Tite para fazer testes na formação da equipe.

O treinador não abriu mão dos dois volantes, mas alterações feitas no segundo tempo aliviaram a sobrecarga sobre Neymar na criação das jogadas ofensivas. O atacante marcou seu 68º gol pela seleção, ficando a nove de Pelé, o maior artilheiro da história do time nacional.

Também balançaram a rede o lateral esquerdo Alex Sandro, o meia Everton Ribeiro e o atacante Richarlison.

Tite colocou como titulares os atacantes Gabriel Barbosa, e Everton Cebolinha, o volante Fabinho e o lataral Alex Sandro a fim de observar as opções da equipe.

Mesmo com um adversário considerado fraco —o Peru é o lanterna nas Eliminatórias da Copa do Mundo—, o sistema de jogo inicial não funcionou.

No primeiro tempo, a seleção brasileira teve dificuldade em criar jogadas. Sem meias e com dois volantes no time titular, a equipe tinha dificuldades na transição do meio para o ataque.

Neymar ficou sobrecarregado na função de levar a bola do meio ao ataque, enquanto Everton e Gabriel Jesus estavam presos nas pontas do campo. Gabigol, por sua vez, parecia isolado perto da área adversária.

O primeiro gol saiu em uma das tentativas de sucesso de Neymar em fazer a transição. Com um toque de calcanhar, encontrou o lateral esquerdo Alex Sandro sozinho no meio. A jogada se desenvolveu com um cruzamento errado de Everton e um certo de Gabriel Jesus. O lateral entrou na área e chutou para abrir o placar.

Lance semelhante praticamente não aconteceu mais no primeiro tempo. Fred e Fabinho, presos perto da defesa, tinham dificuldades em levar a bola a Neymar. O Peru, de forma ineficaz, acabou com maior posse de bola na primeira etapa.

Uma nova chance para o Brasil só voltou acontecer aos 44 minutos, quando Alex Sandro de novo fez companhia ao atacante do PSG na área central do campo. Neymar fez boa jogada e deu passe para o lateral esquerdo dar um chute perigoso sobre o gol peruano.

Tite fez as cinco substituições possíveis após o intervalo. As entradas de Everton Ribeiro e Richarlison melhoraram a criação das jogadas. Mas a principal mudança foi o posicionamento de Fred, que passou a ajudar na transição para o ataque.

O meio-campista Fred cresceu bastante na etapa final - Ricardo Moraes/Reuters

Foi dele a assistência para Neymar fazer o segundo gol do jogo, o quarto seguido em que o atacante do PSG marcou pela seleção.

No fim, aos 43 minutos do segundo tempo, Neymar carregou a bola pelo meio, abriu para Richarlison, que cruzou para Everton Ribeiro marcar dentro da área. Nos acréscimos, o atacante do PSG, da meia-lua, serviu Firmino. Em rebote, Richarlison marcou o quarto.

O duelo no Rio de Janeiro foi o quinto diante dos peruanos em um intervalo de apenas dois anos. Sob o comando de Tite, o Brasil venceu todos os compromissos por competições e perdeu apenas um amistoso.

Os primeiros dois encontros dessa sequência aconteceram na Copa América de 2019. Pela fase de grupos, os brasileiros golearam por 5 a 0, em São Paulo. Na decisão do torneio, disputada no Maracanã, vitória por 3 a 1 que confirmou a conquista do título.

A única derrota da seleção de Tite para o Peru no período foi em amistoso realizado em setembro daquele ano. O time comandado por Ricardo Gareca bateu o Brasil por 1 a 0, nos Estados Unidos.

Recentemente, em confronto pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a equipe nacional foi a Lima enfrentar os donos da casa e saiu da capital peruana com um triunfo por 4 a 2 e três pontos importantes para a caminhada na classificação ao Mundial.

Com seis vitórias em seis partidas, a seleção brasileira lidera as Eliminatórias com 18 pontos, seis à frente da segunda colocada, a Argentina. O Peru é apenas o lanterna, com quatro pontos conquistados.

Na Copa América, o aproveitamento verde-amarelo também é de 100%. A campanha começou com triunfo por 3 a 0 sobre a Venezuela e terá sequência na próxima quarta-feira (23), novamente no Nilton Santos, contra a Colômbia.

Goleiro venezuelano frustra a Colômbia

Colômbia e Venezuela empataram por 0 a 0 na outra partida do Grupo B na quinta-feira. Os colombianos estiveram no ataque em boa parte do duelo, no estádio Olímpico, em Goiânia, mas não conseguiram superar o goleiro Fariñez, que viveu ótima jornada.

O resultado permitiu que o Brasil assumisse a liderança isolada da chave, com seis pontos. A Colômbia está na segunda colocação, com quatro. A Venezuela, que conquistou seu primeiro ponto, ocupa o terceiro lugar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.