Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Em meio à crise na CBF, seleção brasileira vence o Equador nas Eliminatórias

Time comandado por Tite consegue superar momento de tensão na entidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

À sombra de uma crise de proporções históricas, a seleção brasileira venceu o Equador nesta sexta-feira (4), por 2 a 0, e manteve o 100% de aproveitamento em seu quinto jogo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 —Richarlison e Neymar fizeram os gols.

Foi a primeira partida da equipe canarinho desde o anúncio de que o Brasil será sede da Copa América e em meio a uma acusação de assédio sexual e moral contra o presidente da CBF, Rogério Cabloco.

Tite conseguiu fazer o que prometera na quinta-feira (3), quando ele afirmou que seus jogadores estariam focados no confronto com os equatorianos mesmo diante da insatisfação dos atletas com o comando da entidade máxima do futebol brasileiro pela realização do torneio entre seleções no país.

Richarlison (à dir.) comemora com Neymar o gol do Brasil sobre o Equador
Richarlison (à dir.) comemora com Neymar o gol do Brasil sobre o Equador - Diego Vara/Reuters

Foi, ainda, uma prova de lealdade ao treinador diante dos rumores de que ele poderia ser demitido por ele supostamente não defender os interesses da CBF, que é a favor da realização da Copa América. Todos os atletas o abraçaram após o gol de Richarlison —instantes antes de a bola rolar, Cabloco cumprimentou o técnico já no campo.

Horas antes da partida, o cartola se viu diante de uma denúncia feita por uma funcionária da CBF, que o acusa de assédio moral e sexual.

A colaboradora, que trabalha como cerimonialista, detalhou os constrangimentos causados pelo cartola. Segundo depoimento dela, publicado pelo GloboEsporte.com, o cartola estava sob a influência de álcool em todos os episódios.

De acordo com a funcionária, os abusos teriam começado em abril do ano passado. Ela afirma que alguns constrangimentos aconteceram diante de diretores da CBF. Em um deles, Caboclo teria tentado forçá-la a comer um biscoito de cachorro e a chamado de “cadela”. Em outro, teria perguntado se ela se masturbava.

Há uma enorme pressão nos bastidores para que o dirigente renuncie ao cargo. Integrantes da diretoria da CBF e dirigentes de federações estaduais apontam para uma situação "insustentável". O mandatário nega as acusações. Por meio de seus advogados, disse que vai provar isso na comissão de ética da CBF.

Na véspera da partida, o presidente da confederação entrou em rota de colisão com o elenco comandado por Tite. Durante a reunião na qual pediam explicações sobre a transferência da Copa América, o cartola teria tratado os atletas como se fossem subordinados da instituição, o que causou irritação ainda maior.

O técnico da seleção afirmou que, após o jogo com o Paraguai, na próxima terça-feira (8), em Assunção, vai tornar público sua posição a respeito da realização do torneio de seleções sul-americanas no Brasil.

Nesta sexta, coube a Richarlison abrir o placar após assistência de Neymar, aos 20 da etapa final. Aos 49, foi a vez de o camisa 10 marcar, após um pênalti sofrido por Gabriel Jesus. O atacante errou uma primeira tentativa, mas o goleiro se adiantou e o árbitro mandou cobrar novamente.

Essa foi a primeira vez que Neymar esteve em campo após a divulgação de que a Nike rompeu o contrato com ele em meio a uma acusação de ataque sexual feita por uma funcionária da empresa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.