Descrição de chapéu Copa América senado

Flávio Bolsonaro chama Tite de puxa-saco de Lula e faz apelo a jogadores por Copa América

Filho 01 do presidente afirma que discussão sobre torneio é Globo x SBT, não sanitária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho 01 do presidente Jair Bolsonaro, chamou o técnico Tite de hipócrita e puxa-saco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou contar com os jogadores da seleção brasileira para evitar um boicote à Copa América no Brasil.

Flávio Bolsonaro postou neste domingo (6) um vídeo em que fala sobre as críticas recebidas em razão do governo brasileiro aceitar sediar a competição. O torneio originalmente seria dividido entre Argentina e Colômbia, mas chegou ao Brasil após a desistência dos dois países.

No vídeo, o senador afirma que a controvérsia gerada pela realização do evento no país, em meio a um momento crítico da pandemia de Covid-19, se deve a apenas pela disputa entre as emissoras Globo e SBT, “uma vez que é o SBT que vai transmitir com exclusividade a Copa América.”

A seguir, diz que a competição “seria perfeitamente possível de ser realizada aqui, uma vez que nós já vacinamos mais de 70 milhões de brasileiros”. No entanto, segundo informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde, o número de pessoas que receberam ao menos uma dose de vacina contra Covid-19 no Brasil é de 48.734.903 --22.896.108 já receberam a segunda dose do imunizante.

Flávio Bolsonaro afirmou ainda que “o nosso sistema de saúde tem suportado bem até o momento todas as demandas que são necessárias.” No final de maio, contudo, a demanda por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento da Covid-19 cresceu e a ocupação chegou a 100% em três capitais. Ao todo, eram dez as capitais com ocupação de leitos acima de 90%.

“A gente não viu o Tite falando nada quando a Copa América seria realizada na Argentina. Bastou a CBF pedir para o presidente Bolsonaro a autorização para que ela acontecesse aqui no Brasil para que o Tite se posicionasse politicamente”, criticou Flávio Bolsonaro.

“É um hipócrita, porque a gente tem vários vídeos dele no passado onde ele faz referências, puxa um saco do ex-presidente Lula sem tamanho. Mas falou de Bolsonaro, ele fecha a cara e faz de tudo para boicotar.”

A seguir, o senador usa como exemplo a transmissão feita pelo SporTV3 do torneio de Roland Garros. “Estão vendo lá? Bastante gente nas arquibancadas, seguindo todos os protocolos”, disse. O torneio é realizado na França, que já aplicou a primeira dose de vacinas em 27.838.330 de pessoas, o que representa 41,55% da população -- 13.652.005, ou 20,38%, receberam todas as doses, segundo dados do Ministério da Saúde francês.

Flávio Bolsonaro cita outro evento, a Liga das Nações de vôlei, também transmitido pelo SporTV, mas que não tem público no ginásio.

“Então, pessoal, faço um apelo especial aos jogadores da seleção brasileira. Não se deixem ser usados num momento como esse”, afirmou. “Não abram mão de fazer o trabalho de vocês por qualquer razão que seja, porque hoje a pseudojustificativa é a Covid. Amanhã pode ser uma outra coisa com que vocês não concordem.”

“Conto com vocês para evitar que esse boicote aconteça ao Brasil por uma disputa política, uma disputa entre Globo e SBT.”

A Folha tentou entrar em contato com a Globo para que se manifestasse sobre as declarações do senador, mas não recebeu resposta até a publicação da reportagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.