Descrição de chapéu Copa América

Gol de cabeça define vitória argentina em clássico duro com Uruguai

Equipe alviceleste vence duelo de poucas chances entre maiores campeões da Copa América

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Após empatar com o Chile, a Argentina conseguiu nesta sexta-feira (18) sua primeira vitória na Copa América no clássico contra o Uruguai —jogo que não trouxe grandes momentos de bola à altura da rivalidade entre as seleções, maiores campeãs da competição.

Lionel Messi não chegou a brilhar como sempre se espera do craque, mas também não decepcionou. Foi dele o cruzamento para o gol de cabeça do meio-campista Guido Rodríguez —após escanteio tocado de lado, o atacante do Barcelona conduziu a bola em direção ao meio para depois fazer um corte com velocidade rumo à linha de fundo e acertar a cabeça de Rodríguez.

O gol aos 12 minutos do primeiro tempo foi precedido de três bons lances da Argentina, inclusive um chute perigoso de Messi. No segundo tempo, o atacante ainda costurou a defesa e só foi parado com falta —com cobrança desperdiçada.

Mas a partida no estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi mais brigada mesmo. O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio foi responsável por controlar a tensão em alguns momento do jogo.

Um bom esquema defensivo organizado pelo técnico argentino Lionel Scaloni conseguiu impedir o time uruguaio de conseguir lances perigosos de gol em praticamente todo o jogo. Foram poucas finalizações ao gol, e o arqueiro argentino, Emiliano Martínez, praticamente não trabalhou.

Com atuação apagada, as estrelas uruguaias Luis Suárez e Edinson Cavani não conseguiram interromper o longo período de invencibilidade argentina diante do rival celeste nessa competição. A última vez em que o Uruguai venceu a seleção do país vizinho em um jogo de Copa América foi em julho de 1989.

A fila é mais dolorida, entretanto, para a Argentina. Enquanto o Uruguai conquistou a competição em 2011, exatamente na edição realizada no país rival, a Argentina não levanta uma taça em competições oficiais há 28 anos.

Cavani ficou caído na área, pedindo pênalti, mas não convenceu o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio - Pedro Ladeira/Folhapress

A competição tem um desafio pessoal também para Messi, o maior craque do país e um dos maiores do mundo. Em sua décima competição pela seleção argentina principal, ainda está atrás do primeiro troféu.

No jogo contra o Chile, o camisa 10 esteve sobrecarregado na tentativa de fazer o time funcionar. Desta vez, a equipe jogou melhor, mas foi pelos pés dele que as melhores jogadas saíram novamente.

O clássico foi a estreia no torneio do Uruguai, que folgou na primeira rodada. Seu próximo compromisso será contra o Chile, na segunda-feira (18), em Cuiabá. Os argentinos jogarão também na segunda, contra o Paraguai, em Brasília.

Chile supera Bolívia em Cuiabá

O Chile encontrou bastante dificuldade, mas derrotou a Bolívia por 1 a 0, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Brereton definiu o placar em um primeiro tempo de clara superioridade dos comandados de Martín Lasarte. A equipe verde pressionou pelo empate na etapa final, mas não evitou a derrota.

Os chilenos chegaram assim aos quatro pontos e dividem a liderança do Grupo A com a Argentina. Os bolivianos, com nenhum ponto em duas rodadas de Copa América, ocupam a quinta e última colocação da chave.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.