Descrição de chapéu Tóquio 2020

Jogos de Tóquio devem liberar bebida alcoólica nos estádios

Organizadores falam em permissão, mas com cuidados contra Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio deve permitir a venda de álcool nos locais de competições. No entanto, haverá restrições como forma de conter um eventual avanço da Covid-19 durante o evento.

Na segunda-feira, a presidente do Comitê Organizador, Seiko Hashimoto, disse que a venda de bebidas alcoólicas estava "sendo considerada", mas dependeria de a organização estabelecer regras claras sobre o que a torcida poderá ou não fazer nos estádios.

Segundo a agência Kyodo News, a liberação aconteceria por causa de contrato de patrocínio com uma empresa de bebidas.As regras para a comercialização de bebidas ainda não foram definidas, mas é possível que haja um limite de tempo para as vendas. A liberação ajudaria a alavancar outra mania comum entre o público de grandes competições, como Copa do Mundo e Olimpíada: a coleção de copos temáticos do evento.

População circula pelas ruas de Tóquio com máscaras por causa da pandemia
População de Tóquio tem permissão de beber em bares até as 19h no atual momento de restrições por causa da pandemia - Charly TRIBALLEAU/AFP

Na última segunda-feira, o comitê liberou a presença de torcedores locais nas arenas olímpicas. A regra estabelece que os estádios poderão ter no máximo 50% da lotação com o limite de 10.000 pessoas. Os fãs estrangeiros, por outro lado, estão proibidos de assistir aos Jogos por causa das precauções sanitárias do país. O Japão vacinou com a segunda dose apenas 7,3% da população, segundo dados da "Our World in Data".

Os organizadores irão divulgar neste fim de semana as regras para a torcida frequentarem os estádios. Entre as diretrizes está o estímulo para que o público saia diretamente de casa para acompanhar as competições, sem passar por outros locais. Também haverá o pedido para que oso fãs não bebam ou comam em grupo. Outra medida, que mudaria a forma com que o público acompanha o esporte, é que os torcedores não gritem ou cantem durante as competições.

No atual estágio de restrições por causa da pandemia, os estabelecimentos comerciais de Tóquio permitem a venda de bebidas alcoólicas até as 19h. Os moradores da capital japonesa têm permissão de beber sozinhos ou em duplas por até uma hora e meia, entre 11h e 19h.

Bebidas alcoólicas também serão permitidas dentro da Vila Olímpica, mas a distribuição de preservativos foi cancelada como forma de não incentivar que os atletas se aglomerem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.