Descrição de chapéu Copa América

Messi faz golaço e inicia busca por taça inédita pela Argentina com empate contra o Chile

Atacante marca em batida precisa de falta, mas equipe alviceleste cede igualdade no Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O atacante Lionel Messi começou com um golaço sua busca por uma conquista inédita com a camisa da Argentina. Uma cobrança de falta precisa abriu o placar do empate por 1 a 1 com o Chile, na primeira rodada da Copa América, nesta segunda-feira (14), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Em sua décima competição pela seleção argentina principal, o craque ainda está atrás do primeiro troféu.

"Meu maior sonho é conseguir um título com a seleção argentina. Estive perto muitas vezes, e não deu. Tentarei continuar buscando até conseguir. Tive a sorte de ganhar tudo no nível dos clubes, e seria muito lindo poder conseguir isso na seleção", disse Messi, na véspera da partida.

Com Di María e Agüero no banco, a Argentina dominou a maior parte do confronto. O Chile, sem Alexis Sánchez, apostou no contra-ataque.

Aos sete minutos do jogo, Messi deu o primeiro chute perigoso, mas a bola passou perto do poste esquerdo. Passados 25 minutos, acertou o mesmo canto em cobrança de falta magistral.

Logo depois, duas arracandas ao seu estilo pararam na zaga chilena, com falta ou com desarme. No segundo tempo, o craque deu dois chutes perigosos e uma assistência para lance perigoso, mas pouco brilhou.

A Argentina, que havia dominado o primeiro tempo, cedeu o empate aos 11 minutos da segunda etapa. O atacante Eduardo Vargas marcou no rebote do pênalti perdido pelo meio-campista Vidal.

A penalidade foi marcada com auxílio do VAR, e o gol chileno, revisto pelo árbitro de vídeo, que suspeitaram de uso da mão. A decisão foi favorável aos adversários de Messi.

"Depois do pênalti, eles tiveram mais tranquilidade do que nós. Souberam trabalhar a bola, e nós não conseguimos ficar com ela. Isso complicou a partida", disse o craque após o jogo.

O adversário da estreia foi o algoz nas últimas duas finais que a Argentina disputou com Messi: as edições de 2015 e 2016 da Copa América. Um ano antes, o atacante amargou o vice-campeonato na Copa do Mundo disputada no Brasil, em final contra a Alemanha.

Há dois anos, o craque do Barcelona venceu o Chile, também no Brasil, mas na disputa pelo terceiro lugar da Copa América. Sua participação naquela competição ficou marcada pelas críticas à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e ao suposto favorecimento à seleção brasileira, que se sagrou campeã.

"Lamentavelmente, acho que está armado para o Brasil”, declarou Messi, expulso na disputa pelo terceiro lugar, na véspera da decisão.

Na edição 2021 do torneio sul-americano, a estreia da Argentina foi precedida de um vídeo em homenagem a Maradona, exibido no telão do Engenhão, como também é conhecido o estádio Nilton Santos. Com efeitos de computação gráfica, o ídolo argentino, morto em novembro do ano passado, fez embaixadinhas no centro do gramado, que também serviu de tela para imagens da carreira do camisa 10.

Foi com ele que a Argentina conquistou seu último título, em 1993, na Copa América disputada no Equador. É sob a sombra do craque que Messi tenta mais uma vez tirar sua seleção da fila.

A Argentina enfrentará o Uruguai na próxima sexta-feira (18). No mesmo diá, o Chile vai encarar a Bolívia.

Com dois de Romero, Paraguai derrota a Bolívia de virada

O Paraguai terminou o primeiro tempo em desvantagem, mas estreou na Copa América com uma vitória por 3 a 1 sobre a Bolívia. Ángel Romero, ex-jogador do Corinthians, marcou duas vezes na virada registrada no estádio Olímpico, em Goiânia.

A Bolívia saiu na frente em raro ataque, em pênalti convertido por Saavedra. Mas Cuéllar foi expulso instantes antes do intervalo e permitiu que os paraguaios dominassem as ações na segunda metada.

Alejandro Romero foi o responsável por deixar o placar empatado. Depois, Ángel Romero aproveitou duas oportunidades que se apresentaram para colocar o Paraguai na liderança do Grupo A. Argentina e Chile dividem a segunda colocação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.