Descrição de chapéu Copa América

Messi volta ao Brasil após dizer que Copa América de 2019 foi armada

Argentino insinuou esquema para seleção brasileira ser campeã e detonou Conmebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aos 34 anos, Lionel Messi terá na Copa América deste ano mais uma oportunidade de enfim conquistar um título com a camisa da seleção argentina. O torneio, que teria a realização dividida entre seu país e a Colômbia, foi assumido pelo Brasil após a desistência das sedes originais.

A lembrança de sua última Copa América, no entanto, não é das mais positivas.

Na edição passada do torneio, disputado em 2019 no Brasil, os argentinos foram eliminados na semifinal para o Brasil, no Mineirão. Gabriel Jesus e Firmino anotaram os gols da vitória brasileira por 2 a 0, que levou a equipe de Tite à decisão.

Após o triunfo por 2 a 1 sobre o Chile na disputa pelo terceiro lugar, em jogo no qual foi expulso após uma confusão com o chileno Gary Medel, Messi atacou a arbitragem da competição e insinuou que a Copa América estaria armada para a conquista do Brasil.

“A corrupção e os juízes não deixaram as pessoas aproveitarem, e o futebol foi arruinado”, afirmou o camisa 10 e capitão da seleção argentina.

“Lamentavelmente, acho que está armado para o Brasil. Tomara que os árbitros e o VAR não tenham nada a ver e que o Peru possa competir [na final deste domingo], porque tem time para fazê-lo. Mas acho isso difícil”, completou o astro, ainda insatisfeito com a arbitragem da semifinal.

A Conmebol se manifestou após a declaração do argentino. Mesmo sem citar o nome do atleta, a nota publicada pela entidade na ocasião claramente foi direcionada a responder às falas do jogador.

"No futebol, às vezes se ganha e às vezes se perde, e um pilar fundamental do fair play é aceitar os resultados com lealdade e respeito. O mesmo ocorre para as decisões arbitrais, que são humanas e sempre serão perfectíveis", disse a Conmebol no comunicado.

"É inaceitável que em função de incidentes próprios da competição, que contou com 12 seleções em igualdade de condições, se lancem acusações infundadas que faltam com a verdade e põem em discussão a integridade da Copa América."

Lionel Messi ainda não se manifestou sobre a realização da edição deste ano no Brasil depois que Argentina e Colômbia desistiram da competição.

Messi em ação pela Argentina na última rodada de Eliminatórias, em novembro de 2020
Messi em ação pela Argentina na última rodada de Eliminatórias, em novembro de 2020 - Ernesto Benavides - 17.nov.2020/Reuters

A Copa América de 2021 será o terceiro torneio que Lionel Messi disputará no país.

Em 2014, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, na qual a Argentina ficou com o vice-campeonato após a derrota na decisão para a Alemanha. Os argentinos não alcançavam uma final de Mundial desde 1990.

Em 2019, o camisa 10 voltou ao Brasil para a Copa América. Diante da seleção brasileira, na semifinal, fez sua melhor atuação na competição, mas não conseguiu levar a equipe ao título. O jejum argentino já dura 28 anos –sua última conquista foi a Copa América de 1993.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.