Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2021

Palmeiras e Corinthians se encontram após fracassos na Copa do Brasil

Equipes tentam recuperar ânimo em clássico marcado para o Allianz Parque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Recém-eliminados da Copa do Brasil, Palmeiras e Corinthians se enfrentam neste sábado (12), em duelo que será encarado por ambos como a chance de iniciar uma reação para a sequência da temporada.

O confronto, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, será disputado às 19h, no Allianz Parque, com transmissão do Premiere.

O clima dos dois lados é de desolação. No time alvinegro, superado pelo Atlético-GO no mata-mata, é a falta de perspectiva positiva para o futuro o que mais preocupa os torcedores.

Não há recursos para contratações, e restou apenas a disputa do Nacional, uma vez que a equipe foi eliminada ainda na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em um ano nos quais os fracassos vão se acumulando, a lista tem também a queda nas semifinais do Campeonato Paulista, justamente contra o Palmeiras.

Zé Rafael e Gil durante partida entre Palmeiras e Corinthians pelo Campeonato Paulista
Zé Rafael, do Palmeiras, e Gil, do Corinthians, brigam pela bola no último encontro, vencido pela formação alviverde - Rubens Cavallari - 16.mai.21/Folhapress

O clássico será o quinto jogo de Sylvinho à frente do Corinthians. Ele teve apenas uma vitória, na última rodada do Brasileiro, por 1 a 0, sobre o América-MG. Houve duas derrotas e um empate contra o Atlético-GO. Em toda essa sequência, o time só marcou um gol, de pênalti.

Assim como o treinador corintiano, Abel Ferreira também está pressionado. No caso dele, pelo fato de a equipe não ter correspondido às expectativas como favorita nas competições que disputou, sobretudo na Copa do Brasil.

Na tentativa de defender o título, o Palmeiras caiu logo na fase em que estreou no torneio. Como é um dos representantes do país na Libertadores, entrou no certame nacional na terceira fase.

Pior do que não ter chegado nem sequer às oitavas de final do torneio foi ter sido eliminado pelo CRB, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Na temporada 2020, o time alagoano foi apenas o décimo colocado da segunda divisão.

Na última quarta-feira (9), o Palmeiras perdeu o confronto de volta por 1 a 0, no Allianz Parque, depois de ter vencido na ida, fora de casa, também pelo placar mínimo. Nos pênaltis, os visitantes triunfaram por 4 a 3.

Essa foi apenas a segunda ocasião em que o clube alviverde não passou da primeira fase que disputou na Copa do Brasil ao longo de suas 26 participações na competição. Na primeira, em 2002, o castigo também foi imposto por um adversário alagoano, o ASA, de Arapiraca.

Pesa sobre Abel o recente vice-campeonato paulista, após derrota na final para o São Paulo. Sua equipe também perdeu as disputas pela Supercopa do Brasil e pela Recopa Sul-Americana, com fracassos nos pênaltis diante de Flamengo e Defensa y Justicia, respectivamente.

No clássico, o treinador português não contará com o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral esquerdo Viña, que estão a serviço de suas respectivas seleções na Copa América.

Já Sylvinho terá o retorno do lateral direito Fagner, que cumpriu suspensão no último jogo, pela Copa do Brasil, diante do Atlético-GO.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.