Palmeiras e WTorre fecham acordo por criação de salão de troféus no Allianz

Inauguração está prevista para o fim de agosto, no aniversário de 107 anos do clube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Escondidas há 11 anos, as taças do Palmeiras voltarão a ser expostas a partir de agosto. O clube e a WTorre anunciaram um acordo para a criação de uma galeria no Allianz Parque.

Até 2010, os troféus do time alviverde eram expostos em um salão sob as arquibancadas do antigo Palestra Itália, demolido para a construção da arena. Desde então, o acervo foi guardado em um local não revelado pelo clube.

Em nota, o Palmeiras informou que o contrato estabelece a locação, por parte do clube, de uma área de cerca de 2200m² no primeiro piso do estádio, com 80 metros lineares de espaço envidraçado com vista para a portaria da Rua Palestra Itália.

O acordo entre as partes terá duração de pouco mais de 23 anos e chegará ao fim junto com o prazo de exploração da arena pela WTorre, responsável pela gestão do local.

"Os troféus estão guardados em um depósito desde 2011. Nesse período, centenas de milhares de novos torcedores se formaram e novas conquistas foram alcançadas. Nossa história é grandiosa e precisa estar à disposição de todos", afirmou o presidente palmeirense, Maurício Galiotte.

Segundo o cronograma estabelecido, a inauguração do espaço deve ocorrer na última semana de agosto para coincidir com o aniversário de 107 anos do clube, no dia 26.

Embalados em caixas e guardados em um depósito longe dos olhares dos torcedores, os troféus passarão por um processo de manutenção antes da exposição.

Antiga sala de troféus do Palmeiras no estádio Palestra Itália, demolido em 2010 para a construção do Allianz Parque
Antiga sala de troféus do Palmeiras no estádio Palestra Itália, demolido em 2010 para a construção do Allianz Parque - Robson Ventura-13.nov.10/Folhapress

Palmeiras e WTorre negociavam desde outubro de 2019 a construção da galeria. A ideia inicial era inaugurar o local no segundo semestre de 2020, mas o projeto teve de ser adiado.

O clube tem mais de 6.000 taças, incluindo conquistas por esportes amadores. Entre os principais títulos do futebol estão: 23 Paulistas, 4 Copas do Brasil, 10 Brasileiros (incluindo Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1 Copa Mercosul, 2 Libertadores e a Copa Rio-1951, que o clube considera como título mundial.

Construir uma galeria de conquistas estava entre as promessas de campanha de Maurício Galiotte, eleito em novembro de 2018 para o seu segundo mandato, até 2021. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.