Alemanha abandona jogo contra Honduras por ofensas racistas contra zagueiro

Equipe deixou o campo aos 85 minutos; adversários afirmam se tratar de "mal entendido"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A equipe olímpica de futebol da Alemanha abandonou um amistoso contra Honduras aos 85 minutos, com placar empatado em 1 a 1, após denúncia de insultos racistas dirigidos ao zagueiro alemão Jordan Torunarigha, 23.

O jogo foi disputado em Wakayama, no Japão, como parte da preparação dos alemães para a Olimpíada e Tóquio.

A federação alemã (DFB) utilizou sua conta no Twitter para explicar o motivo do abandono da partida. Stefan Kuntz, treinador da seleção germânica, afirmou que "quando um de nossos jogadores é vítima de racismo, jogar não é uma opção".

A federação hondurenha, por outro lado, alegou, também no Twitter, que houve um "mal entendido em campo".

Não é a primeira vez que Torunarigha sofre racismo em uma partida. Em fevereiro de 2020, a torcida do Schalke 04, clube da cidade de Gelsenkirchen, o chamou de "macaco" durante jogo da Copa da Alemanha. O zagueiro atuava pelo Hertha de Berlim.

Jogadores de futebol de costas, andando para fora do campo
Time olímpico de futebol da Alemanha abandona partida amistosa contra Honduras aos 85 minutos após caso de racismo contra zagueiro - Divulgação/Federação Alemã de Futebol

Times europeus têm assumido posturas mais politizadas contra o racismo e a homofobia: na Eurocopa, jogadores britânicos se ajoelharam em campo antes do apito inicial de cada partida e o goleiro alemão Manuel Neuer vestiu uma faixa de capitão com as cores da bandeira LGBTQIA+.

O ocorrido revive as discussões sobre racismo nos estádios, problema vivido por jogadores negros de diferentes nacionalidades. Torunarigha chegou a participar de um documentário sobre a experiência dos jogadores negros em times alemães.

O jogo contra Honduras era o último da Alemanha antes do início da Olimpíada, na qual a equipe, medalhista de prata em 2016, enfrenta o Brasil, atual campeão olímpico, na primeira rodada dos Jogos de Tóquio, em 22 de julho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.