Descrição de chapéu Tóquio 2020 Natação

Após perder ouro e ganhar abraço, Ledecky dos EUA encontra Ledecky do Vietnã

Estrela da natação mundial, americana competiu com sua 'equivalente' vietnamita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

A primeira coisa que a australiana Ariarne Titmus, 20, fez ao sair da piscina no centro aquático de Tóquio foi abraçar Kathleen Ledecky, 24.

“Eu a agradeci. Não estaria aqui se não fosse por ela”, disse Ariarne segundos após impor a primeira derrota em uma final individual na carreira olímpica da americana. Ledecky ficou com a prata nos 400 m livre em prova disputada na noite deste domingo (25).

A estrela norte-americana Kathleen Ledecky conquistou a prata nos 400 m
A estrela norte-americana Kathleen Ledecky conquistou a prata nos 400 m - Attila Kisbenedek/AFP

Usar a palavra derrota para uma segunda colocação fez Nguyen Thi Anh Vien, 24, rir oito horas depois.

“Ela ganhou a prata. Alguém realmente acha que perdeu?”, questionou a vietnamita, que terminou em último a eliminatória dos 200 m livre na manhã desta segunda (26). Uma qualificatória vencida por Ledecky.

As Olimpíadas são o lugar em que os caminhos do maior nome da natação atual, dona de cinco medalhas de ouro na carreira e duas de prata, podem cruzar com o de Nguyen. O maior feito de sua carreira é ser uma espécie de Kathleen Ledecky dos Jogos do Sudeste Asiático. Lá conquistou sete ouros, sete pratas e dois bronzes.

Sem muito tempo de descanso após ser superada por Ariarne, Ledecky caiu na piscina de novo e percorreu os 200 m em 1min55s28. Mais de dez segundos depois (2min05s30), a vietnamita conseguiu completar a distância.

“Eu apenas fui para a batalha até o fim. Não achei que morri. Ela apenas nadou os 50 ou 75 metros finais mais rápido e chegou primeiro”, deu de ombros a americana, ao comentar sobre Ariarne e a sensação estranha de não terminar em primeiro.

As declarações aconteceram em uma conferência de imprensa cheia de jornalistas. Ledecky responde a perguntas apenas em situações como essa ou para a NBC, emissora dona dos direitos de transmissão dos Jogos nos EUA. O comentarista do canal é Michael Phelps, o maior vencedor da história dos Jogos (28 medalhas). ​

Ela não vai à zona mista, espaço onde os atletas atendem os repórteres internacionais.

Quando Nguyen Thi Anh Vien —em sua terceira edição de Olimpíadas— passou por ali após sua prova, havia apenas o repórter da Folha na sala.

“Não tenho muito o que dizer. Fico feliz de estar competindo com as melhores de novo. Tentei o que pude para conseguir o melhor resultado. Ela é um exemplo para todas as atletas da natação”, disse sobre a rival americana.

Ledecky com a medalha de prata, sua primeira nesta edição dos Jogos Olímpicos
Ledecky com a medalha de prata, sua primeira nesta edição dos Jogos Olímpicos - Kai Pfaffenbach/Reuters

Apenas em contratos publicitários assinados após a Rio-2016, quando faturou quatro ouros, estima-se que Ledecky ganhe US$ 5 milhões por ano (cerca de R$ 26 milhões). Mais vitórias podem potencializar novos acordos. Ela ainda pode ficar com o ouro nos 200, 800 e 1500 metros livres e no revezamento 4x200 m em Tóquio.

Eleita cinco vezes a atleta do ano no Vietnã, Nguyen foi premiada pelos seus resultados em 2018. Aos 18 anos, recebeu uma promoção a capitã do exército do seu país. Chamada de garota de ouro do esporte nacional, ela viajou aos 12 anos para treinar nos Estados Unidos. Aos 16, nadou em Londres-2012, sua estreia nos Jogos.

A asiática fica desconfortável com perguntas. Responde-as já caminhando, como quem quer ir embora. A fama fez Ledecky, medalhista de ouro nos 800 m livre em Londres-2012 (aos 15 anos), ficar muito à vontade diante do microfone.

Mas perdeu o rebolado por alguns segundos, ao ser lembrada de que perdeu, mesmo considerando ter feito uma excelente prova.

“É... É algo raro para mim. Eu já tive minha parcela de provas duras, mas é uma honra competir com alguém como Ariarne, e nós duas conseguimos tempos realmente muito bons. Você não pode ficar desapontada com a prata. É apenas uma emoção fazer parte disso”, disse.

A nadadora está no caminho da história e sabe disso. Pode superar o recorde de atleta com mais ouros da história da natação olímpica. Sua compatriota Jenny Thompson venceu oito.

Estimativa do The Wall Street Journal é que, no período de seis dias, ela vai nadar 6,2 km. São 124 idas e voltas na piscina de 50 metros.

Os caminhos de Nguyen e Ledecky ainda podem se cruzar em Tóquio. A vietnamita vai competir também nos 800 m livres. Nesta manhã de segunda-feira, enquanto juntava suas roupas, apressada, e ia para o vestiário, a americana começava a se preparar para voltar a cair na água na última prova do dia: a primeira eliminatória dos 1.500 m.

Venceu com o tempo de 15min35s35. Na estreia da distância no calendário olímpico feminino, ela já tem a melhor marca.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.