Descrição de chapéu Tóquio 2020

Atleta que fugiu de delegação de Uganda é visto em Nagoya e quer ficar no Japão

Câmeras em estação de trem flagram Julius Ssekitoleko a 200 km do campo de treinamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Julius Ssekitoleko, atleta do levantamento de peso de Uganda que desapareceu na sexta (16), pode ter sido visto numa estação de trem de Nagoya, a 200 km de Izumisano, no oeste do Japão, onde ele estava.

Antes de fugir, Ssekitoleko deixou um bilhete no hotel dizendo que queria trabalhar no Japão porque a vida em Uganda estava difícil. Na nota, pede ainda que sua bagagem seja entregue à esposa em seu país. Segundo a polícia de Izumisano, o atleta comprou um tíquete de trem para Nagoya na manhã de sexta.

Julius Ssekitoleko, do levantamento de peso de Uganda, agacha-se para tentar levantar um halteres
Julius Ssekitoleko, do levantamento de peso de Uganda, treina no Japão - Facebook Julius Ssekitoleko

Ssekitoleko viajou com um celular na bagagem, mas seu passaporte ficou com a delegação de Uganda, que chegou ao Japão em 19 de junho, mais de um mês antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Nagoya, provável refúgio de Ssekitoleko, reúne cerca de 150 moradores ugandenses, segundo dados do governo japonês referentes a 2020. Trata-se da segunda maior comunidade do país africano no Japão.

O atleta havia sido cortado da Olimpíada, e tanto ele como seu treinador retornariam a Uganda nesta semana. Ssekitoleko, porém, não apareceu na sexta-feira para o teste obrigatório de detecção da Covid-19. Segundo um companheiro de equipe, ele foi visto pela última vez por volta das 12h30 naquele dia.

De acordo com o protocolo sanitário da Olimpíada, os atletas só podem se deslocar para locais determinados, como centros de treinamentos e hotéis, de modo a evitar contato com a população local.

O desaparecimento de Ssekitoleko levantou questionamentos sobre a segurança dos Jogos, realizados em meio à pandemia de coronavírus. Segundo as autoridades japonesas, o último exame do ugandense, realizado na quinta-feira (15), teve resultado negativo para a Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.