Brasil tem dia para esquecer nas Olimpíadas e fica sem medalha nesta sexta-feira

Futebol feminino é eliminado nas quartas de final pelo Canadá, e judô fica fora do pódio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após uma jornada positiva na quinta-feira (29), o Brasil não conquistou medalhas nas Olimpíadas de Tóquio nas disputas desta sexta (30). Houve derrotas doloridas no futebol e no judô, além de desempenho abaixo do esperado em modalidades como natação e vela. Entre as boas notícias do dia, vitórias no vôlei de praia e classificação de Alison Santos (atletismo) e Abner Teixeira (boxe).

No futebol feminino, sob o comando de Pia Sundhage, a expectativa era a de que a seleção brasileira voltasse a disputar uma medalha. O Brasil enfrentou o Canadá como favorito, mas o empate em 0 a 0 fez o duelo ir para as penalidades. Com erros nas cobranças, a equipe brasileira perdeu por 4 a 3 e acabou eliminada nas quartas de final. Com a vitória, o Canadá manteve o papel de carrasco do Brasil. Nos Jogos do Rio-2016, a equipe já havia vencido a seleção brasileira por 2 a 1 na decisão da medalha de bronze.

Marta abraça a goleira Bárbara após a eliminação do Brasil das Olimpíadas de Tóquio. As duas estão de costas
Marta abraça a goleira Bárbara após a eliminação do Brasil das Olimpíadas de Tóquio - Amr Abdallah Dalsh/Reuters

No judô, havia a expectativa de que Rafael Silva e Maria Suelen Altheman subissem ao pódio. Pior para a brasileira, que sofreu séria lesão no joelho na derrota para a francesa Romane Dicko. Exame realizado após a luta constatou impacto no ligamento patelar, e a judoca terá que passar por cirurgia.

Rafael Silva, por sua vez, lutava para igualar Mayra Aguiar como atleta com mais medalhas olímpicas na modalidade. Baby, como ele é conhecido, subiu ao dojô com os bronzes em Londres-2012 e Rio-2016 no currículo. Mas o histórico não foi o bastante para subir ao pódio novamente.

O brasileiro perdeu para o georgiano Guram Tushishvili. Na repescagem, cruzou com o francês Teddy Riner, bicampeão olímpico. O brasileiro perdeu por ippon com 43 segundos de luta. Foi a décima derrota de Baby em dez lutas contra Riner.

A brasileira Maria Suelen Altheman é carregada de maca após se machucar no judô
A brasileira Maria Suelen Altheman é carregada de maca após se machucar no judô - Annegret Hilse/Reuters

As decepções também viriam na natação. No revezamento 4 x 100 m medley, o Brasil garantiu na piscina a oitava posição e uma vaga na final. No entanto, o time formado por Guilherme Guido, Felipe Lima, Vinicius Lanza e Marcelo Chierighini errou na primeira transição e queimou a largada. Lima pulou na piscina antes que Guido tocasse o sensor eletrônico. A equipe acabou desclassificada.

Por outro lado, Bruno Fratus venceu sua série nos 50 m livre com o tempo de 21s67, o quarto mais rápido entre todos os atletas das eliminatórias. Agora, o velocista, vice-campeão mundial da prova em 2019, disputa a semifinal às 23h11 desta sexta-feira (30).

Outras notícias boas do dia ficaram por conta de modalidades que ainda não disputavam medalhas. No boxe, na categoria até 91 kg, Abner Teixeira venceu o jordaniano Hussein Iashaish por pontos e avançou às semifinais. Como a modalidade concede dois bronzes, o brasileiro já garantiu lugar no pódio.

No atletismo, Alison Santos ficou em segundo lugar em sua eliminatória e garantiu vaga na semifinal dos 400 m com barreiras. O brasileiro cravou 48s42, atrás apenas do qatari Abderrahman Samba. Santos volta à pista no domingo (1º), às 9h15, para a disputa da segunda eliminatória da semifinal.

Nas pistas, o desempenho dos demais brasileiros foi frustrante, com eliminações nos 100 m (Rosângela Santos), salto em altura (Thiago Moura e Fernando Ferreira), 3.000 m com obstáculos (Altobeli da Silva), arremesso de peso (Geisa Arcanjo), salto triplo (Núbia Soares) e revezamento 4 x 100 m misto (Pedro Burmann, Tiffani Marinho, Tabata Vitorino e Anderson Henriques).

No vôlei de praia, Evandro/Bruno Schmidt mantiveram 100% de aproveitamento e avançaram às oitavas de final em primeiro lugar no Grupo E ao vencer Michael Bryl/Grzegorz Fijalek, da Polônia, por 2 sets a 1.

"É importante passar por dificuldades, botar o time à prova na primeira fase. Tenho certeza de que ter virado o tie-break foi reflexo do nosso início [de competição]", afirmou Bruno Schmidt ao SporTV.

As oitavas de final começam neste sábado, às 21h. Além de Evandro/Schmidt, o Brasil já havia classificado Alisson/Álvaro Filho para os mata-matas. O feminino finaliza a fase de grupos nesta sexta (30), a partir das 21h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.