Descrição de chapéu tênis

Barty e Pliskova disputam final do torneio feminino de tênis de Wimbledon

Tenistas chegam pela primeira vez na decisão do Grand Slam inglês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O torneio de simples feminino de Wimbledon terá duas novidades em sua final, no sábado (10). A australiana Ashleigh Barty, 25, irá enfrentar a tcheca Karolina Pliskova, 29. A duas disputam a decisão do Grand Slam inglês pela primeira vez na carreira.

Neste ano, Wimbledon foi ingrato com seus campeões veteranos. Dona de sete títulos na grama inglesa, Serena Williams, 39, abandonou logo na estreia, após sofrer lesão na partida contra Aliaksandra Sasnovich. Já Roger Federer, 39, que triunfou oito vezes no torneio, acabou derrotado nas quartas de final pelo polonês Hubert Hurkacz. Ele tentava se tornar o tenista mais velho a chegar à semifinal da competição.

Na semifinal desta quinta-feira (8), Barty derrotou a alemã Angelique Kerber por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 7/6). A rival era a única semifinalista que já havia vencido o torneio de simples de Wimbledon. Foi campeã em 2018. Barty, atual número um do mundo, tinha como melhor campanha ter chegado à quarta rodada em 2019.

A australiana Ashleigh Barty rebate bola na vitória sobre a alelmã Angelique Kerber pela semifinal de Wimbledon
A australiana Ashleigh Barty rebate bola na vitória sobre a alelmã Angelique Kerber pela semifinal de Wimbledon - Simon Bruty/AFP

A australiana contou com a força do saque para bater a alemã. Ela obteve oito aces contra nenhum da rival. Foi em um saque não defendido por Kerber que Barty fechou o primeiro set. No set seguinte, a alemã conseguiu quebrar o serviço da adversária e chegou a abrir 3 a 0. A australiana reagiu, mas teve que se salvar de uma desvantagem de 5 a 3. A disputa acabou indo para o tie-break, quando Barty mostrou domínio e conseguiu a vitória.

A outra semifinal, entre Pliskova e a belarussa Aryna Sabalenka, foi mais acirrada. A tcheca venceu por 2 sets a 1 (parciais de 5/7, 6/4 e 6/4). Atual 13ª do ranking mundial, Pliskova nunca havia passado da segunda rodada em Wimbledon. Na semifinal, após perder o primeiro set no tie-break, ela conseguiu se recuperar e virou o jogo.

Na decisão, a tenista tenta conquistar seu primeiro título em Grand Slam. Ela tem no currículo a final do US Open de 2016, quando acabou derrotada pela alemã Angelique Kerber. Barty, por sua vez, venceu Roland Garros em 2019, seu único triunfo na série de torneios mais importantes do tênis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.