Descrição de chapéu Copa Libertadores 2021

Com pênalti indicado pelo VAR, Palmeiras bate recorde na Libertadores

Atual campeão, time alviverde vence no Chile e dá passo importante rumo às quartas de final

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palmeiras contou com um pênalti indicado pelo VAR (árbitro de vídeo) para vencer a Universidad Católica por 1 a 0, na noite de quarta-feira (14), e sair na frente da equipe chilena nas oitavas de final da Libertadores.

A vitória aumentou a série invicta do time alviverde fora de casa em duelos pelo torneio continental. São 13 partidas sem ser superado como visitante, um recorde na competição, com dez vitórias e três empates, um aproveitamento de 84,6%. A última derrota ocorreu diante do San Lorenzo, por 1 a 0, em Buenos Aires, pela fase de grupos em 2019.

Em Santiago, no Chile, Raphael Veiga foi quem converteu a cobrança a favor do time brasileiro, no primeiro tempo, aos 41 minutos.

Antes da penalidade, o juiz uruguaio Andres Matonte foi chamado à beira do gramado pelo VAR, o paraguaio Carlos Benítez, a fim de conferir um toque da bola na mão do zagueiro Lanaro. Ela bateu na coxa do jogador antes de resvalar no punho, mas o árbitro principal viu o lance na cabine e enxergou uma infração, deixando os chilenos revoltados.

A frustração foi ainda maior porque o gol foi a primeira finalização certa do Palmeiras na partida. Antes do intervalo, Zé Rafael ainda salvou uma bola em cima da linha e garantiu a vantagem alviverde, mantida na etapa final.

Agora, a equipe de Abel Ferreira poderá jogar por um empate no confronto de volta, na próxima quarta-feira (21), no Allianz Parque, em São Paulo.

Raphael Veiga é abraçado pelos companheiros do Palmeiras após fazer gol contra a Universidad Católica
Raphael Veiga é abraçado pelos companheiros do Palmeiras após fazer gol contra a Universidad Católica - Pablo Sanhueza/AFP

O polêmico lance do gol ainda ajudou o time palmeirense a engatar a sexta vitória seguida, sendo cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro.

Desta vez, porém, o Palmeiras teve uma atuação abaixo das que vinha conseguindo. Além de passar boa parte do jogo sendo pressionado pelos chilenos, teve dificuldade para engatar contra-ataques.

Mesmo com a entrada de Dudu no segundo tempo, foi difícil para a equipe encontrar espaços e construir uma vitória mais elástica.

O triunfo, contudo, foi suficiente manter uma escrita contra a Universidad Católica, adversário que nunca conseguiu vencer os palmeirenses pela Libertadores.

Foi o sexto confronto entre as equipes na competição, com cinco vitórias brasileiras e um empate. O Palmeiras fez oito gols e sofreu apenas dois, um histórico que aumenta a confiança do time de Abel para o jogo de volta.

Antes do segundo confronto com os chilenos, os palmeirenses voltarão a campo no domingo (18), quando vão enfrentar o Atlético-GO, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.