Descrição de chapéu Tóquio 2020

Destaques da madrugada: Biles está fora da final individual; judoca brasileira é eliminada após 'maratona'

Para o Dream Team do basquete, madrugada foi de recuperação após derrota na estreia dos Jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A madrugada desta quarta-feira (28) nas Olimpíadas de Tóquio foi marcada por anúncio de desistência, eliminação dramática no judô, vitória no tênis, classificação histórica no tiro com arco e superação no basquete.

Veja abaixo os destaques das últimas horas de competições:

Biles

Uma das competidoras mais aguardadas das Olimpíadas de Tóquio, a ginasta norte-americana Simone Biles, 24, está fora da final individual geral, que acontece nesta quinta-feira (29). De acordo com a federação de ginástica dos Estados Unidos, a atleta será preservada para cuidar da saúde mental.

O anúncio foi feito na madrugada. Um dia antes, ela havia abandonado, de forma surpreendente, a final por equipes após obter uma nota ruim na prova do salto.

Simone Biles não disputará o individual geral das Olimpíadas de Tóquio - Mike Blake/Reuters

Portela

A face dramática das competições esportivas apareceu também na derrota da judoca brasileira Maria Portela, 33, após 14 minutos e 58 segundos de luta, a mais longa das Olimpíadas de Tóquio. A gaúcha foi eliminada por receber três advertências diante da russa Madina Taimazova, 22, no tatame do Nippon Budokan.

Ao levar a advertência decisiva, Portela, exausta, desabou em choro e ganhou a solidariedade de torcedores nas redes sociais. Muitos demonstraram indignação com a arbitragem. Ex-judocas como Flávio Canto, medalha de bronze nos Jogos de Atenas em 2004, também questionaram a decisão dos árbitros de não considerarem um wazari para a brasileira. O golpe chegou a ser revisto no vídeo, mas a luta prosseguiu.

A judoca Maria Portela chora após eliminação - Sergio Perez/Reuters

Tênis

As brasileiras Luisa Stefani e Laura Pigossi venceram a dupla dos Estados Unidos, Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula, nas quartas de final dos Jogos de Tóquio-2020 e estão classificadas para a semifinal do torneio de tênis.

Ao vencer por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/3 e 10/8 no super tie-break, elas igualaram a melhor marca da história do tênis brasileiro em Olimpíadas. Em Atlanta-1996, Fernando Meligeni chegou à semifinal, quando foi derrotado pelo espanhol Sergi Bruguera.

Dream team

Para a seleção de basquete masculino dos Estados Unidos a madrugada foi de recuperação. Após a derrota na estreia das Olimpíadas para a França, o Dream Team venceu o Irã por 120 a 66.

A diferença técnica entre as equipes ficou evidente logo no primeiro quarto. Os norte-americanos fecharam com vitória parcial de 28 a 12. No segundo quarto, aplicaram 32 a 18 e ampliaram a diferença antes de irem para o intervalo. Na volta para o segundo tempo, apenas administraram a vantagem.

Tiro com arco

Em acontecimento histórico para a modalidade no país, o brasileiro Marcus D'Almeida, 23, venceu o holandês Sjef van den Berg por 7 a 1 no tiro com arco e chegou às oitavas de final. Ele volta a competir no dia 31.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.