Descrição de chapéu Tóquio 2020

Esperança de medalha do Brasil, Fernando Reis cai no doping e não viaja a Tóquio

Atleta do levantamento de peso foi excluído pelo COB da delegação olímpica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

Candidato a medalha pelo Brasil na Olimpíada, Fernando Reis, 31, do levantamento de peso, foi flagrado em exame antidoping e, por enquanto, não embarca para Tóquio. A informação foi inicialmente divulgada pelo site ge e confirmada pela confederação nacional da modalidade e pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

Fernando Reis mostra a medalha de ouro obtida no Pan-Americano de Lima, em 2019
Fernando Reis mostra a medalha de ouro obtida no Pan-Americano de Lima, em 2019 - Pedro Ramos-30.jul.19/rededoesporte.gov.br

“A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) comunicou, em despacho, nesta sexta-feira (16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata. O atleta viajaria na próxima semana para o Japão para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio”, diz o comunicado da confederação.

Pouco depois, o COB informou que, por causa do resultado do teste, "o atleta está excluído da delegação que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio."

A Folha tentou entrar em contato com Reis, mas ele não atendeu as ligações nem respondeu às mensagens da reportagem.

O esportista teve teste positivo em exame feito em 11 de junho deste ano, fora do período de competições. Segundo a ABCD, foi encontrado um hormônio do crescimento na urina do brasileiro. Trata-se de uma substância proibida.

Ele ainda pode requisitar a contraprova e esperar o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Antidopagem, que não tem data para ocorrer.

Atleta da categoria superior a 109 kg, ele competiria em Tóquio no próximo dia 3. Se for confirmada sua exclusão, o Brasil terá apenas duas representante na modalidade: Jaqueline Ferreira (até 87 kg) e Natasha Rosa (até 49 kg).

Principal nome do país no levantamento de peso, Fernando Reis é tricampeão dos Jogos Pan-Americanos e foi bronze no Mundial de 2018, medalha apenas confirmada neste ano porque o terceiro colocado do torneio, o uzbeque Djangabaev Rusta, também teve teste positivo no antidoping.

Em entrevista à Folha no início de abril deste ano, ele disse considerar ter a “responsabilidade” de chegar 100% aos Jogos Olímpicos depois de ter ficado com a quinta colocação na Rio-2016.

Com a suspensão de Reis, o Brasil agora tem dois atletas com participação indefinida em Tóquio. Após também ter tido resultado positivo em seu exame, a lançadora do disco Fernanda Borges espera na próxima semana decisão se poderá competir no Japão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.