Descrição de chapéu Tóquio 2020 badminton

Fabiana Silva poderia ter chegado às Olimpíadas com a vela, mas escolheu o badminton

Atleta, que estreia na madrugada desta segunda (26), é a única representante do Brasil na modalidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

Fabiana Silva, 32, poderia ter sido atleta olímpica da vela. Morava em Niterói, cidade que ela chama de celeiro de velejadores, e fazia parte do Projeto Grael, idealizado por Torben e Lars Grael. Seu pai acreditava tanto no potencial da filha que se esforçava para financiar as viagens para competir em outros estados.

Entretanto, à 0h40 (de Brasília) desta segunda-feira (26), ela vai estrear nas Olimpíadas de Tóquio em outra modalidade, bem distante da vela. Fabiana enfrentará a ucraniana Maria Ulitina no badminton.

“Ainda gosto de vela. Quando vou a Niterói e tenho chance de velejar, me candidato na hora. Foi o esporte em que comecei, só fui conhecer o badminton quando tinha 13 anos. Mas foi a modalidade que me cativou, não sei nem explicar. Tive a chance de fazer o que gosto. Tenho amor pelo badminton”, afirma.

A brasileira Fabiana da Silva, que disputa o badminton nas Olimpíadas de Tóquio, posa com os anéis olímpicos
A brasileira Fabiana da Silva, que disputa o badminton nas Olimpíadas de Tóquio - Instagram/fabianadasilva1

Duro foi explicar para o pai, Reginaldo, que a garota havia decidido trocar a vela pelo esporte que ele conhecia apenas como peteca. O estalo para a troca veio num dia de calmaria, quando não havia vento, e um instrutor do Projeto Grael resolveu pegar as raquetes que tinha no porta-malas do carro para os alunos jogarem. Fabiana nunca mais parou. Quando teve de escolher entre um ou outro, não teve dúvidas.

“Sempre fui muito persistente. Quando disputei o meu primeiro campeonato nacional e vi os melhores do país jogando, disse para mim mesma que queria ser a melhor do país. Quando vi as meninas da seleção, coloquei na cabeça que tinha de estar lá. Por isso também tomei a decisão de sair de casa”, diz ela.

Assim que terminou o ensino médio, aos 17 anos, Fabiana comunicou aos pais que deixaria de viver com eles para perseguir o objetivo de se tornar uma atleta olímpica. Morou em Porto Alegre, local de treinos da seleção, em São Paulo e hoje vive em Campinas, onde atua pelo Clube Fonte São Paulo.

Após ficar na reserva na Rio-2016, ela enfim terá a chance de jogar. Mais: será a única representante feminina do Brasil na modalidade. No masculino, Ygor Coelho está classificado.

A conquista da vaga em Tóquio foi angustiante. A jogadora esperava consegui-la por meio da pontuação em torneios classificatórios na Guatemala e no Peru. Devido à Covid, no entanto, a entrada de brasileiros nesses países foi proibida, e os resultados com os quais ela contava para se classificar evaporaram.

No final, o Brasil teve direito a duas vagas nas Olimpíadas no país asiático, e Fabiana foi convocada pela Confederação Brasileira de Badminton para participar da competição. “Quando saiu a confirmação do meu nome foi um sentimento que não sei descrever. Deixou tudo com um sabor melhor.”

A projeção realista da própria atleta é ganhar um dos dois jogos que disputará na fase de grupos. A maior possibilidade é na estreia, nesta segunda, contra Ulitina, da Ucrânia. A outra integrante do grupo é a americana Beiwen Zhang, cabeça de chave número 11. Para avançar às oitavas de final, terá de ficar em primeiro. “Olimpíadas são difíceis, e a fase de grupos, também. Meu objetivo é representar o Brasil da melhor maneira possível. A classificação não foi fácil, foi conturbada. Não consegui jogar vários torneios.”

Assim, estar no Japão é uma conquista para a menina que saiu de casa por causa do badminton. “Fui eu quem deu a notícia para o meu pai que eu havia me classificado para as Olimpíadas. Ele ficou radiante.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.