Descrição de chapéu Tóquio 2020

Futebol brasileiro só precisa empatar contra pior seleção das Olimpíadas para avançar

Jogo contra Arábia Saudita que definirá vaga nas quartas de final será disputado na quarta (28)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Basta não perder para o mais fraco dos oponentes. Ao entrar em campo nesta quarta-feira (28), às 5h (horário de Brasília), o futebol masculino brasileiro só precisará de um empate para garantir sua ida às quartas de final nas Olimpíadas de Tóquio.

O adversário será a Arábia Saudita, a pior seleção entre todas no páreo. Só ela e o time da África do Sul ainda não pontuaram nos Jogos.

Em busca do bicampeonato olímpico, o Brasil vem de um 0 a 0 contra a Costa do Marfim. Deve sofrer poucas alterações nos titulares de um jogo para o outro.

A única ausência esperada é a do volante Douglas Luiz, expulso logo no começo da partida. Ele ganhou um cartão vermelho após ter feito uma falta contra um jogador do time rival que, para o VAR, impediu um possível gol.

Matheus Cunha cabeceia contra a Costa do Marfim
Matheus Cunha cabeceia contra a Costa do Marfim - Phil Noble-25.jul.2021/Reuters

Segundo o técnico André Jardine, a tendência é que a seleção jogue com mais maturidade contra a Arábia Saudita, justamente por conta da expulsão do volante.

"No fim das contas, é um jogo que vai fazer o nosso time crescer como equipe, pelo espírito, por termos superado juntos uma situação adversa", disse em conversa com jornalistas após o confronto.

O Brasil balançou a rede quatro vezes na competição, todas elas na estreia no gramado, contra a Alemanha (que fez dois gols).

Richarlison marcou três gols, e Paulinho, um. Com quatro pontos conquistados, a seleção brasileira é líder do grupo D, empatada com a Costa do Marfim e um ponto à frente da Alemanha.

O time verde-amarelo estruturou uma espinha dorsal para os Jogos. Três jogadores mais veteranos (Santos, Diego Carlos e Daniel Alves) jogam no setor defensivo, enquanto o meio de campo e o ataque contam com nomes mais novos e de experiência variada.

São destaques os meio-campistas Bruno Guimarães e Claudinho e os atacantes Antony, Matheus Cunha e Richarlison. Cunha desperdiçou algumas oportunidades de fazer gol no Japão.

"Vejo que os meninos querem muito esta competição", disse Diego Carlos. "Então pode ter certeza que tanto eu como o Santos e o Dani [Alves] estamos bastante focados, motivando essa garotada."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.