Ginastas Rebeca e Flavia se apoiam em dia de brilho e lesão nas Olimpíadas

Brasileiras avançam a quatro finais nos Jogos de Tóquio com direito a 'Baile de Favela'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

A apresentação das ginastas brasileiras Rebeca Andrade e Flavia Saraiva na etapa classificatória das Olimpíadas de Tóquio, neste domingo (25), acabou com sorriso da primeira e choro da segunda.

A discrepância não é um problema para as amigas, que mais uma vez se uniram diante de uma dificuldade provocada por problemas físicos. Quando se apresentava no solo, Flavia, 21, torceu o tornozelo direito e teve que se retirar da briga. Mas o resultado na trave foi suficiente para pegar a última vaga na final do aparelho.

Ela explicou que sofrera uma lesão no mesmo local há cerca de dois meses, mas se recuperou e manteve a preparação para os Jogos. "Hoje no meio da série senti ele ficando mole, frouxo, e a cada passada ficava mais mole, mas eu não queria desistir, queria ir até o final em busca de tudo o que eu podia fazer."

Rebeca Andrade durante sua apresentação em Tóquio, neste domingo (25)
Rebeca Andrade durante sua apresentação em Tóquio, neste domingo (25) - Lindsey Wasson/Reuters

Se ela forçasse a participação no salto e nas barras assimétricas, em busca de uma vaga na final do individual geral, poderia comprometer a presença na decisão da trave, marcada para 3 de agosto, último dia de disputa da ginástica. Agora serão nove dias trabalhando pela recuperação.

"Vou tentar dar meu 100%. Fico até emocionada, porque a Rebe me falou coisas incríveis no meio da competição, e fico muito feliz por ter uma companheira como ela", disse Flavia, chorando. "Ela me disse que isso é ginástica, que já aconteceu três vezes com ela e que eu já era muito vitoriosa de chegar aqui."

Enquanto consolava a companheira, a paulista Rebeca Andrade, 22, teve uma noite brilhante, definida pela amiga como a melhor apresentação de sua vida. Ela avançou em busca de medalhas no individual geral —segundo lugar, atrás apenas de Simone Biles—, no salto —terceira colocação— e no solo —quarto lugar— ao som de "Baile de Favela". Uma redenção após passar por três lesões no mesmo joelho.

"Ela estava calma, linda. Tenho muito orgulho porque vi tudo o que ela passou, tudo o que fez para poder voltar ao ginásio. Estava falando com meu treinador que eu nunca vi a Rebeca assim, tão calma, sabendo de tudo o que ela pode fazer. Me dá muito orgulho, porque me sinto fazendo parte da história dela", disse.

Para Rebeca, muitas pessoas têm méritos em sua recuperação e na forma como vem se apresentando.

"Essa Olimpíada não está sendo um sonho para mim, estou colocando como objetivo. Se fosse só um sonho, não estaria aqui hoje. Mas foi só um dia. Amanhã vou ao ginásio treinar, temos que ir com calma."

Rebeca também comentou o fato de ter levado "Baile de Favela", tema de sua série no solo, para o Japão.

"Trazer a cultura do funk para o outro lado do mundo foi incrível. No Pan [realizado em junho no Rio], vi o tanto de gente que me assistia e torcia para mim. A gente está passando um momento tão difícil que um pinguinho de felicidade faz diferença. Estar feliz de estar aqui é minha grande medalha."


FINAIS DA GINÁSTICA COM BRASILEIROS

  • Individual geral masculino – 28.jul, 7h15 (de Brasília)
  • Individual geral feminino – 29.jul, 7h50 (de Brasília)
  • Salto feminino – 1º.ago, 5h45 (de Brasília)
  • Argolas – 2.ago, 5h (de Brasília)
  • Solo feminino – 2.ago, 5h45 (de Brasília)
  • Salto masculino – 2.ago, 6h54 (de Brasília)
  • Trave – 3.ago, 5h48 (de Brasília)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.