Ginástica brasileira, prata e ouro com Rebeca, teve tradição forjada nos anos 2000

Até Tóquio-2020, Brasil contava com quatro medalhas na modalidade, todas no masculino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Rebeca Andrade escreveu nas Olimpíadas de Tóquio um capítulo histórico da ginástica brasileira. A atleta nascida Guarulhos, que já havia conquistado a medalha de prata no individual geral ao som de "Baile de Favela", conquistou neste domingo (1º) o ouro na disputa do salto.

Ela ainda persegue mais um pódio no Japão. Nesta segunda (2), a ginasta compete na final do solo.

O ouro e a prata em Tóquio, que fazem de Rebeca a primeira atleta com duas medalhas em uma mesma edição dos Jogos, coroa o trabalho realizado pela ginástica no Brasil nas últimas duas décadas.

A tradição brasileira na ginástica artística foi forjada a partir do bom desempenho dos atletas brasileiros em competições internacionais nas últimas duas décadas. Até as Olimpíadas de Tóquio, o Brasil somava 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze divididos em dois aparelhos: solo e argolas.

A maior glória aconteceu nas Olimpíadas de Londres-2012, quando Arthur Zanetti foi campeão da competição de argolas.

Na ocasião, o favorito ao título era o chinês Chen Yibing, tetracampeão mundial (2006, 2007, 2010 e 2011) e campeão olímpico em Pequim-2008. Zanetti foi o último a se apresentar na final. Yibing tinha conseguido uma boa nota (15.800), mas o brasileiro fechou a prova e garantiu o ouro com 15.900.

Nos Jogos do Rio-2016, o desempenho foi superior, embora tenha faltado a medalha de ouro. Um dos favoritos nas argolas, Zanetti chegou à competição como atual campeão olímpico e campeão mundial em 2013. Os demais favoritos eram o chinês Liu Yang, campeão mundial em 2014, e o grego Eleftherios Petrounias, vencedor do Mundial de 2015.

Arthur Zanetti beija a medalha de ouro conquistada nas argolas nos Jogos de Londres, em 2012
Arthur Zanetti beija a medalha de ouro conquistada nas argolas nos Jogos de Londres, em 2012 - Ben Stansall - 6.ago.12/AFP

Era esperado alto nível técnico na prova, o que de fato aconteceu. Petrounias acabou com o ouro, seguido por Zanetti e o russo Denis Ablyazin. Yang acabou em quarto lugar.

Na edição dos Jogos realizada no país, o Brasil conseguiu, pela primeira vez na história da ginástica artística, colocar dois atletas no pódio com medalhas no solo. Diego Hypólito ganhou a prata, com Arthur Nory conquistando o bronze. A vitória ficou com o britânico Max Whitlock, vice-campeão mundial neste aparelho em 2015.

No femininino, o esporte brasileiro ainda não havia conquistado medalha. As mulheres despontaram antes dos homens, com bons resultados de Daniele Hypólito e Daiane dos Santos em etapas da Copa do Mundo. Daiane se tornaria a primeira brasileira campeã mundial, em 2003, quando ganhou a prova de solo em Anaheim, nos Estados Unidos.

Em Olimpíadas, porém, Daiane falhou na final do solo em Atenas-2004. Acabou na quinta posição. Quatro anos depois, a ginasta ajudou o Brasil a fazer pela primeira vez uma final por equipes. A seleção feminina terminou na 7ª posição. No solo, Daiane ficou em 6º lugar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.