Descrição de chapéu Tóquio 2020 surfe

Medina usa relógio no mar após se atrapalhar com tempo em campeonato

Brasileiro está classificado para as quartas de final do surfe, ao lado de Italo Ferreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chiba e Brasília

Desde que chegou ao Japão, Gabriel Medina, 27, não perde a hora. O surfista brasileiro tem levado para o mar um relógio em seu pulso do braço direito, o que quase nunca fez ao longo da carreira.

O motivo: não se perder no tempo de suas provas nas Olimpíadas de Tóquio. Todas as baterias têm duração determinada. No caso dos Jogos, as duas primeiras etapas levaram 30 minutos cada.

Gabriel Medina com o relógio no pulso direito para a prova do surfe olímpico, nesta segunda (26)
Gabriel Medina com o relógio no pulso direito para a prova do surfe olímpico, nesta segunda (26) - Du Yu/Xinhua

A decisão de passar a usar relógio tem explicação. Em maio, dois meses antes de viajar ao Japão, Medina foi eliminado de uma competição porque, entre outros motivos, se atrapalhou com o tempo.

O episódio ocorreu nas quartas de final da etapa de Margaret River da Liga Mundial de Surfe (WSL), na Austrália.

Depois de ter cometido uma série de erros na disputa contra o havaiano Seth Moniz, precisando de apenas uma nota de 3,84 para virar, o brasileiro não conseguiu uma onda nos minutos finais e se despediu da prova.

Atrás do ouro olímpico, o que ele tem chamado de “sonho”, Medina mostra estar focado e preocupado em não cometer nenhum equívoco.

“Não uso [relógios], não. Mas na minha penúltima competição eu meio que vacilei na bateria, estou tentando me acostumar. Não uso [normalmente], mas ajuda”, disse nesta segunda-feira (26), após derrotar o australiano Julian Wilson, na praia de Tsurigasaki, em Chiba (cerca de 100 km de Tóquio).

Medina volta à água já na noite desta terça (27). A organização das Olimpíadas decidiu antecipar as finais do surfe por conta da possibilidade de chegada de um tufão. A ideia é evitar que os ventos mais fortes atrapalhem a competição.

O brasileiro vai encarar Michel Bourez, da França. Outro representante do Brasil, Italo Ferreira, vai pegar o japonês Hiroto Ohhara. As quartas de final do feminino também acontecem no mesmo dia. Silvana Lima enfrentará a havaiana Carissa Moore.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.