Descrição de chapéu Tóquio 2020

Melo se irrita com Djokovic após derrota do Brasil nas duplas mistas do tênis

Em categoria feminina, Luisa Stefani e Laura Pigossi chegam às semifinais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A dupla brasileira formada por Marcelo Melo e Luisa Stefani caiu logo na estreia das disputas mistas do tênis nos Jogos de Tóquio, nesta quarta (28).

Mas a frustração não foi o único sentimento que abateu os dois, sobretudo Melo. Ele deixou a quadra irritado com a postura do sérvio Novak Djokovic, que venceu os brasileiros em parceria com Nina Stojanovic.

"Ele [Djokovic] me impressionou de maneira negativa. Sendo bem sincero, não tinha necessidade alguma. Dois dias atrás ele estava fazendo vídeo falando do Brasil, da energia do Brasil, e hoje joga dessa maneira. Teve um smash que ele deu nas minhas costas de maneira desnecessária. Enfim, é um jogo de tênis. Cada um procura jogar da maneira que quiser, mas eu jamais faria isso", afirmou.

Os servos Nina Stojanovic e Novak Djokovic vencem os brasileiros Luisa Stefani no tênis misto - Edgar Su/Reuters

O brasileiro também deixou no ar outras insatisfações, como quando o sérvio quase acertou Stefani. "Não vou começar a criar polêmica, mas quem viu o jogo entende muito bem o que quero dizer nas entrelinhas. Outras coisas também. Todo mundo entende nas entrelinhas o que rolou", disse.

A dupla do Brasil foi superada com parciais de 6/3 e 6/4. A cada ponto conquistado, o sérvio vibrava muito e gritava em direção à delegação brasileira que acompanhava a partida.

Após as declarações de Melo, o melhor do mundo de simples foi questionado sobre sua postura. Ele, no entanto, evitou estender a polêmica.

"Melo disse que eu tentei provocá-lo? Sério? Não tenho nada a dizer sobre isso", afirmou, demonstrando certa surpresa com as afirmações do brasileiro.

Os sérvios agora esperam pelos vencedores do confronto entre os americanos Bethanie Mattek-Sands e Rajeev Ram e os alemães Laura Siegemund e Kevin Krawietz.

Foi a segunda eliminação de Melo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No sábado (24), em parceria com o gaúcho Marcelo Demoliner, ele parou logo na estreia do torneio de duplas masculino, em derrota para a dupla croata Mate Pavic e Nikola Mektic, por 2 sets a 0 (parciais de 7/6 e 7/5).

A dupla Melo e Demoliner foi formada em cima da hora, já em Tóquio, após Bruno Soares ter de se retirar da disputa por causa de uma apendicite.

Mais cedo, também nesta quarta, as brasileiras Luisa Stefani e Laura Pigossi igualaram a melhor marca da história do tênis brasileiro em Olimpíadas ao se classificarem para a semifinal do torneio no Japão.

Elas venceram a dupla dos Estados Unidos, Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula, nas quartas de final dos Jogos de Tóquio-2020, por 2 sets a 1. Parciais de 1/6, 6/3 e 10/8 no super tie-break.

Agora, nas semifinais, elas enfrentarão as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic. A outra semifinal nas duplas femininas será entre as tchecas Katerina Siniakova e Barbora Krejcikova e as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova.

"É incrível! Estou tentando comemorar, digerir, foi um baita jogo. A gente está levando todos os jogos ponto a ponto, indo até o final, lutando, não tem jogo fácil aqui. E todas essas meninas são campeãs, são ótimas simplistas, jogadoras que já ganharam medalha olímpica, então foi uma grande vitória", disse Luisa.

Laura destacou a amizade que tem com Luisa como um fator que as ajudou a superar as atletas americanas. "Conheço a Lu desde os meus 12 anos. A gente sempre foi muito amiga fora da quadra. Vira e mexe ela vai para Barcelona ficar na minha casa, e ficamos a semana treinando juntas", disse.

A tenista ainda demonstrou confiança na busca pela medalha olímpica. "Acho que a gente joga com alma e coração. Desde o começo estamos falando que queremos levar essa medalha para o Brasil. E não é qualquer medalha, a gente quer a de ouro."

O melhor resultado do Brasil nos torneios de tênis dos Jogos era exclusivamente de Fernando Meligeni, na chave de simples masculino, em Atlanta-1996. Ele também chegou à semifinal, quando foi derrotado pelo espanhol Sergi Bruguera. Na disputa pelo bronze, perdeu para o indiano Leander Paes.

Antes de chegarem às quartas, Stefani e Pigossi venceram duas partidas, o que já é um recorde para o Brasil considerando apenas as disputas femininas de dupla.

Os melhores resultados antes do desta quarta foram duas vitórias na primeira fase, em Barcelona, 1992, e em Sidney, em 2000.

Na primeira ocasião, o país foi representado por Cláudia Chabalgoity e Andrea Vieira. Na segunda, por Joana Cortez e Vanessa Menga.

Stefani, 23, é a melhor tenista brasileira atualmente. Ocupa a 23ª posição do ranking mundial, melhor marca de uma brasileira desde que a listagem foi criada, em 1975.

Neste ano, ela chegou em sua primeira final de WTA torneios 1.000.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.