Morto aos 101, Alberto Dualib foi presidente de conquistas e polêmicas no Corinthians

Dirigente renunciou em 2007 em meio a processo de impeachment e denúncias de irregularidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Presidente do Corinthians de 1993 a 2007, Alberto Dualib, 101, morreu nesta terça (13), no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, onde estava internado desde meados de junho. A causa da morte não foi divulgada.

Em nota, o clube relembrou a trajetória do mandatário e afirmou que "abraça os parentes e amigos do ex-dirigente neste momento de luto e dor."

Ao longo dos 14 anos em que comandou o time do Parque São Jorge, Dualib colecionou títulos, mas também uma série de polêmicas. Ele mesmo admitia ter ficado muito tempo à frente do clube. “Pode ser bom, mas desgasta e envelhece.”

De fato, o desgaste atingiu seu ponto máximo em 2007, quando ele renunciou à presidência em meio a um processo de impeachment, sob denúncias de má gestão, enriquecimento ilícito e sonegação fiscal.

Nascido em Glicério, cidade no interior de São Paulo, mudou-se para a capital aos dez anos e se tornou sócio do Corinthians alguns anos depois.

No auge das investigações contra si, para não ser excluído do quadro de associados, ele entregou ao Conselho Deliberativo uma carta formalizando seu desligamento do clube por vontade própria, em 2008.

“Diante das constantes e ilegais invasões à minha privacidade, diante de tantas inverdades […], diante dos insistentes e legítimos pedidos de minha família, entrego meu pedido”, escreveu, citando sua extensa biografia: “88 anos de idade, 61 anos como associado, 47 anos como dirigente, conselheiro benemérito e 14 anos como o mais vitorioso presidente”.

Sob a presidência dele, entre outros títulos, o time ganhou cinco Paulistas, duas Copas do Brasil, três Brasileiros e um Mundial. O último de todos os troféus custaria seu cargo. O Brasileiro de 2005 foi conquistado durante a parceria com a MSI (Media Sports Investments), fundo de investimentos com base em Londres que colocou no clube dinheiro tido como obscuro e jogadores como Carlos Tevez e Mascherano.

O Ministério Público paulista chegou a divulgar um relatório com a conclusão de que a operação da MSI no Corinthians lavava dinheiro.

A relação com o fundo, presidido pelo iraniano Kia Joorabchian, ficou ruim, e Dualib se viu isolado. Os craques foram embora, o apoio de várias alas políticas do clube, também, e o resultado acabou sendo a renúncia.

Em dezembro de 2019, quando ele completou cem anos, um grupo de conselheiros fez um pedido para o ex-dirigente reaver seu o título de sócio. Na ocasião, o presidente do conselho deliberativo, Antonio Goulart dos Reis, disse que a volta de Dualib ao quadro de sócios deveria partir da diretoria.

À época, o clube era presidido por Andrés Sanchez, que estava em seu segundo mandato (2018 a 2021). Antes, ele havia assumido o Corinthians pela primeira vez em 2007, encabeçando a chapa Renovação e Transparência, justamente a responsável por tirar do poder Dualib, de quem Sanchez foi diretor.

Enquanto aguardava o título de volta, ele comemorou seu centenário em um jantar com figuras da política corintiana, como o próprio Andrés Sanchez, além de ex-jogadores como Vampeta e Marcelinho Carioca, de quem ele jurava ter pagado a contratação do próprio bolso, no fim da temporada de 1993.

Na ocasião, o ex-mandatário ganhou de presente uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao Corinthians.

Um dia antes do jantar, ele recebeu a Folha no apartamento onde morava, na Vila Madalena, e gostou de conversar sobre a possibilidade de ter sua carteirinha de volta. “É bom falar, quem sabe eles não se convencem e mandam [a carteira de sócio]?”.

Ele consta no quadro de membros do CORI (Conselho de Orientação) do Corinthians, um órgão consultivo dentro do clube e que orienta decisões da diretoria e também do conselho deliberativo, que é presidido por Ademir De Carvalho Benedito.

Mesmo antes de voltar ao quadro de sócios, ele mantinha viva sua ligação com o clube, mesmo que à distância. Era de uma poltrona branca, no centro da sala do apartamento em que morava sozinho desde a morte da mulher, Elvira, há dez anos, que ele acompanhou religiosamente os jogos da equipe, para a qual dedicou boa parte de sua vida.

O dirigente deixa três filhos.

Nas redes sociais, o ex-presidente do clube, Andrés Sanchez, e o atual mandatário, Duílio Monteiro Alves, manifestaram pesar após a morte de Dualib.

"Com muita tristeza, o Corinthians se despede de um de seus presidentes mais marcantes. Ficam o nosso luto e o desejo de muita força a todos os amigos, admiradores e à família do seu Alberto", escreu Duílio.

Alguns clubes também se manifestaram em sinal de solidariedade, como o Palmeiras e o Flamengo.

O time alviverde escreveu no Twitter: "Lamentamos o falecimento do Sr. Alberto Dualib, ex-presidente do Corinthians. Manifestamos nossas condolências aos familiares e amigos".

Também pelas redes sociais, a equipe carioca lamentou "profundamente a morte do ex-presidente do Corinthians Alberto Dualib". "Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.