Descrição de chapéu Tóquio 2020

Nathasha Rosa é liberada de punição por doping e poderá competir em Tóquio

Atleta do levantamento de peso estava liberada preventivamente, mas esperava decisão da Corte Arbitral do Esporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

Às vésperas do início dos Jogos de Tóquio, a levantadora de peso Nathasha Rosa foi liberada para competir após decisão da divisão antidoping da Corte Arbitral do Esporte (CAS) nesta quinta-feira (22). A estreia da brasileira, na modalidade 49 kg, deverá ocorrer nesta sexta (23), às 21h50 (horário de Brasília).

Ela estava suspensa desde o último dia 7 de maio, depois de ter sido flagrada em exame antidoping. Na amostra, realizada no mês de março, foi detectada a presença de hidroclorotiazida e eloraminofenamida, diuréticos que ajudam a esconder outras substâncias.

A atleta brasileira Nathasha Rosa, do levantamento de peso, que disputará a Olimpíada de Tóquio
A atleta brasileira Nathasha Rosa, do levantamento de peso, que disputará as Olimpíadas de Tóquio - Divulgação

A defesa de Nathasha, atual campeã sul-americana na categoria até 49 quilos, conseguiu provar que ela havia ingerido um produto no qual as substâncias não estavam descritas em seu rótulo.

Antes, em 6 de julho, a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) já havia retirado a suspensão provisória imposta à atleta, que viajou ao Japão mesmo com a possibilidade de a CAS, em audiência antes dos Jogos, puni-la por um longo período.

“A corte acolheu a nossa tese, entendeu que a atleta teve grau mínimo de negligência e que isso ensejaria um período de suspensão por um mês. Como havia cumprido dois meses de suspensão provisória, esse período foi considerado válido, razão pela qual a atleta encontra-se plenamente elegível para participar dos Jogos”, diz o advogado Marcelo Franklin, defensor de Nathasha e especialista em casos de doping.

No sábado (16), o levantamento de peso já havia perdido sua principal esperança de medalha, Fernando Reis. O atleta teve resultado positivo em exame feito em 11 de junho, fora do período de competições.

Segundo a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), foi encontrado um hormônio do crescimento na urina do brasileiro —trata-se de uma substância proibida.

Reis ainda pode requisitar a contraprova e esperar o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Antidopagem, que não tem data para ocorrer. “A ABCD comunicou, em despacho, nesta sexta-feira (16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata. O atleta viajaria na próxima semana para o Japão para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio”, afirma o comunicado da confederação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.