Descrição de chapéu Tóquio 2020

Rodrigo Pessoa é convocado para sua sétima Olimpíada no hipismo

Cavaleiro formará equipe em Tóquio com Marlon Zanotelli, Luiz Francisco Azevedo e Yuri Mansur

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cavaleiro Rodrigo Pessoa, 48, está convocado para representar o Brasil em sua sétima Olimpíada. O time de saltos foi anunciado pela Confederação Brasileira de Hipismo nesta segunda-feira (5).

Além de Pessoa e de seu cavalo, Carlitos Way, o técnico suíço Philippe Guerdat escolheu os conjuntos Marlon Zanotelli/VDL Edgar, Luiz Francisco Azevedo/Comic e Yuri Mansur/QH Alfons Santo Antonio para formar a equipe. Todos são estreantes olímpicos.

"Será um contexto diferente [pela pandemia], mas já participei de seis edições com várias emoções, das melhores às piores. Meus três companheiros são bons cavaleiros que participam de competições cinco estrelas e vão à Olimpíada pela primeira vez. Vou tentar levar para eles a calma e a experiência necessárias e vamos todos juntos tentar superar as dificuldades" diz Pessoa à Folha.

"O processo seletivo é sempre desgastante, mas agora é se concentrar e se preparar. Sempre uma grande responsabilidade, vamos enfrentar isso com muita calma e ir para cima das outras equipes", completa.

Nos Jogos de Tóquio, as equipes terão três titulares e um reserva, que poderá ser escalado após o início da competição. Ainda não há uma definição sobre esses papéis no time brasileiro. O conjunto Bernardo Alves/El Torreo de Muze ficará como suplente e será acionado apenas caso haja algum problema durante a quarentena dos animais.

Outra novidade dessa edição olímpica é que não haverá descarte de nota, sendo computados os três resultados. Anteriormente, entravam quatro conjuntos e a cada rodada havia o descarte do pior resultado. A disputa individual, nos dias 3 e 4 de agosto, antecederá a por equipes, dias 6 e 7.

Rodrigo Pessoa considerou o adiamento dos Jogos positivo para que tivesse um bom tempo de preparação com Carlitos Way. O cavalo chegou até ele por meio do proprietário americano Jim Clark e acabou prevalecendo em relação à sua outra opção, Quality FZ.

"É uma montaria nova para mim e que vem muito regular em GPs cinco estrelas", afirma. O processo [de adaptação] é longo, mas quando o cavalo vai evoluindo e saltando em provas maiores a gente vê que tem capacidade. Só me apresentaria para uma disputa de vaga se o cavalo tivesse possibilidades. Seis Olimpíadas dão condições de saber se você pode ir e competir bem."

Além dele, o velejador Robert Scheidt, 48, e a jogadora de futebol Formiga, 43, irão para sua sétima Olimpíada de verão. A ciclista Jaqueline Mourão, 45, também fará sua sétima participação em Jogos, considerando edições de verão e inverno.

Campeão olímpico em 2004 e medalhista de bronze com a equipe do Brasil em 1996 e 2000, Pessoa foi escolhido para carregar a bandeira do país em Londres-2012. Sua história nos Jogos, porém, sofreu um abalo antes da edição de 2016, realizada no Rio.

O americano George Morris, então técnico do time brasileiro, convocou Rodrigo Pessoa como reserva. A principal justificativa era que o veterano não possuía um cavalo à altura na comparação com os quatro conjuntos titulares.

O cavaleiro considerou a decisão injusta, preferiu abrir mão da posição de substituto e ficou fora de uma Olimpíada pela primeira vez desde a sua estreia, em 1992.

Depois da Rio-2016, sua principal realização foi treinar a equipe da Irlanda e conduzi-la a um título europeu. “Você precisa de tempo e apoio para digerir um tranco violento desses, mas o mais importante é se ocupar com outra coisa. O trabalho com a Irlanda foi primordial para conseguir me afastar um pouco da equipe brasileira. Dar um passo atrás foi bom para agora enfrentar novas aventuras com eles”, afirmou em 2019, quando iniciou a preparação para Tóquio.

Cavaleiro montado em cavalo salta sobre obstáculo
Rodrigo Pessoa e Carlitos Way durante a disputa do Wellington Equestrian Festival 2021 - Ashley Neuhof WEF 2021/via Amethyst Equestrian

A principal aposta de destaque individual da delegação brasileira é Marlon Zanotelli, 33, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 no individual e com a equipe, formada na época também por Pedro Veniss, Rodrigo Lambre e Eduardo Menezes. Veniss ficou de fora da convocação olímpica porque seu cavalo não conseguiu se recuperar de uma lesão.

Maranhense nascido em Imperatriz (cidade de cerca de 360 mil habitantes a 633 km de São Luís), Zanotelli tem uma trajetória marcada pelo esforço seu e de sua família para se destacar no esporte. O pai, Mário, chegou a dirigir por quatro dias para levá-lo a competições e depois vendeu o carro para conseguir comprar passagens.

“Hoje [no esporte] há muitos casos como o meu. No Brasil, bem menos, porque rotulam o hipismo como algo para rico, que só consegue chegar e acontecer quem é rico. É um esporte de alto nível, sim, mas caro como muitos outros. Sou de família normal e o meu exemplo mostra que é possível acreditar”, disse à Folha em junho. “Devo tudo, de verdade, aos meus pais."

Além da pandemia da Covid-19, o hipismo conviveu recentemente com a sombra de um surto do vírus de herpes equino (EHV-1), que matou 17 cavalos e chegou a colocar em xeque a modalidade em Tóquio. A instabilidade provocou quarentena entre os animais na Europa para evitar a disseminação da doença.

“Já estávamos passando por uma grande quantidade de testes envolvendo toda a equipe, tratadores e veterinários constantemente. A doença atingiu muitos cavalos, reduziu os eventos. Tivemos ainda mais esse problema. Graças a Deus, não atingiu os meus. Tivemos duas quarentenas ao mesmo tempo, foi difícil”, relatou Zanotelli. “Pararam tudo para que o vírus fosse controlado."

O vírus equino não afeta humanos, mas é de rápido contágio, transmitido pelo ar e encontrado em diversas partes do mundo. A nova cepa foi registrada em Valência, na Espanha, levando cavalos a distúrbios respiratórios, febres e problemas neurológicos.

No hipismo adestramento, o Brasil terá a participação de João Victor Oliva, filho da ex-jogadora de basquete Hortência, com Escorial Horsecampline. A equipe do Concurso Completo de Equitação será formada por Carlos Parro/Goliath, Marcelo Tosi/Glenfly e Rafael Losano/Fuiloda G.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.