Descrição de chapéu Tóquio 2020

Veja casos de Covid-19 relacionados aos Jogos Olímpicos de Tóquio

A seis dias do início das competições, há registros principalmente na chegada de delegações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | Reuters

A Olimpíada de Tóquio-2020, adiada por um ano devido à pandemia da Covid-19, será realizada sob condições sem precedentes e regras de quarentena rígidas para evitar a disseminação de infecções. Mesmo assim, já surgiram casos envolvendo atletas e outras pessoas relacionadas com os Jogos a seis dias das primeiras competições, na próxima quarta (21). A cerimônia de abertura será na sexta (23).

Pessoas sentadas em fila e funcionários vestidos com roupas de proteção em saguão do aeroporto
Recém-chegados ao aeroporto de Narita, no Japão, passam por controle e teste de Covid-19 - Issei Kato/Reuters

Nesta quinta (15), Tóquio reportou 1.308 novos casos da doença, maior número desde janeiro.

Veja uma lista do que ocorreu até momento:

20 de junho - Um treinador da equipe de Uganda teve resultado positivo na chegada ao aeroporto de Narita e foi colocado em quarentena em uma instalação designada pelo governo. O restante da equipe seguiu de ônibus para a cidade de aclimatação, Izumisano, perto de Osaka, no oeste do Japão.

23 de junho - Um atleta de Uganda também teve resultado positivo no teste, disseram autoridades de Izumisano.

4 de julho - Um membro da equipe olímpica de remo da Sérvia teve teste positivo na chegada. Os outros quatro membros da equipe foram isolados como contatos próximos.

9 de julho - Um atleta lituano e um israelense testaram positivo, mas os resultados do lituano não foram claros e, subsequentemente, deram negativo.

13 de julho - Sete funcionários de um hotel em Hamamatsu, no centro do Japão, onde atletas brasileiros de judô estão hospedados, tiveram resultado positivo, segundo a prefeitura. O número inicialmente divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil era de cinco funcionários infectados. De acordo com a entidade, os judocas não têm contato com funcionários do hotel e usam até mesmo um elevador separado.

14 de julho - Um massagista da equipe feminina de rúgbi do Comitê Olímpico Russo teve teste positivo, obrigando a equipe a ficar isolada por dois dias. Autoridades em Munakata, sudoeste do Japão, confirmaram que um membro da equipe foi hospitalizado e disseram que nenhum dos membros da equipe pode ser considerado contato próximo.

- A equipe olímpica de refugiados atrasou sua chegada ao Japão após um caso positivo com um oficial da equipe em Doha. O oficial infectado está em quarentena sem sintomas e 26 dos 29 atletas por enquanto permanecerão em seu campo de treinamento no local.

- Vinte e um membros da equipe sul-africana de rúgbi foram isolados depois de se acreditar que eles tiveram contato próximo com um caso positivo durante o voo.

15 de julho - Oito atletas da equipe feminina de rúgbi do Quênia foram classificados como contatos próximos depois que um caso positivo de coronavírus foi localizado em seu voo para Tóquio, disse um oficial da cidade de Kurume, no sudoeste, onde eles deveriam realizar um campo de treinamento.

- Um atleta olímpico em quarentena de 14 dias teve teste positivo para o vírus, mas ainda não havia se mudado para a Vila Olímpica, informou o site do comitê organizador, sem dar mais detalhes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.