Descrição de chapéu Tóquio 2020

Vila Olímpica de Tóquio começa a receber delegações

Atletas terão que limitar ao máximo hospedagem e farão testes diários para Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio ao clima de insegurança por conta do aumento de casos de Covid-19 no Japão, a Vila Olímpica foi aberta às delegações nesta quarta-feira (7).

A abertura, neste momento, será principalmente para o staff dos comitês olímpicos, já que os atletas começam a chegar na próxima terça-feira (13), dez dias antes da cerimônia de abertura. O local irá abrigar atletas até 11 de agosto, três dias após a festa de encerramento, marcada para dia 8 do mesmo mês.

Os Jogos de Tóquio, que foram atrasados em um ano por causa da pandemia, serão oficialmente inaugurados no próximo dia 23. No entanto, futebol e softbol terão disputas a partir de quarta-feira (21). Nesse início de torneio, apenas o futebol feminino terá jogos em Tóquio. A seleção brasileira feminina estreia na Olimpíada no dia 21, contra a China, em Miyagi (norte do Japão).

Como prevenção contra novas infecções do novo coronavíru s, os atletas terão que limitar ao máximo a permanência na Vila Olímpica. Eles poderão chegar até cinco dias antes do início de sua competição e terão de deixar os apartamentos no máximo dois dias após participarem da Olimpíada.

Para os atletas paraolímpicos, a permanência é um pouco maior. Eles terão direito de chegar até uma semana antes de seus torneios e também terão de ir embora até dois dias após competirem. A Vila irá funcionar de 17 de agosto a 8 de setembro durante a Paraolimpíada, que tem início em 25 de agosto e vai até 6 de setembro.

No total, 18 mil pessoas irão se hospedar no local no período da Olimpíada e da Paraolimpíada. Desses, 11 mil serão atletas. Durante a permanência, todos os hóspedes terão que fazer testes diários para a Covid-19. Uma clínica foi instalada no local para casos de atletas ou membros de delegações que tenham febre ou suspeita de infecção.

Homem no meio da rua observa prédios residenciais dos dois lados na Vila Olímpica que será usada nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio-2020
Vista dos prédios residenciais da Vila Olímpica que começam a receber as delegações - Behrouz Mehri - 20.jun.21/AFP

O sinal de alerta foi aceso na semana passada, quando dois trabalhadores da Vila Olímpica tiveram resultado positivo para Covid-19 em teste. A dupla jantou com outros dois funcionários da Vila, o que é proibido pelas normas estabelecidas pelo Comitê Organizador de Tóquio. O caso foi revelado nesta quarta-feira pela agência Tokyo Shimbun.

Entre as delegações que já chegaram ao Japão, dois integrantes da equipe de Uganda e um remador da Sérvia também foram infectados. Os estrangeiros, porém, não chegaram a entrar na Vila Olímpica.

Para incentivar o isolamento dos atletas durante o período de competição, neste ano o comitê não irá distribuir camisinha aos competidores. Os atletas irão receber preservativos, uma tradição desde a Olimpíada de Seul-1988, mas apenas quando deixarem a Vila Olímpica.

A Vila, que é cercada pelo mar em três lados, conta com vista para a baía de Tóquio e a Ponte do Arco-Íris, um dos cartões-postais da cidade. Abriga 21 prédios residenciais. Todos são equipados com academia. Há pontos de ônibus que oferecem transporte para cada local de competição.

O refeitório principal, como é de praxe, irá funcionar 24 horas por dia e irá oferecer 45 mil refeições diárias. O cardápio terá pratos japoneses, ocidentais, asiáticos e árabes. Uma área também terá pratos mais casuais do Japão, como tempura e okonomiyaki (espécie de panqueca). O consumo de bebidas alcoólicas em grupo será proibido. Quem não cumprir a regra poderá ser multado, desclassificado das competições e até mesmo deportado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.