Descrição de chapéu Futebol Internacional

Vitória em semi da Eurocopa pode reconstruir história recente de Itália e Espanha

Após gerações que fizeram sucesso com títulos mundiais, seleções amargam jejum de finais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maceió

Onze vitórias para cada uma e 15 empates em 37 confrontos. É essa a história compartilhada por Itália e Espanha, que se enfrentam nesta terça-feira (6) pela semifinal da Eurocopa (Globo e SporTV). O jogo será em Wembley, às 16h, e tem significado importante para as duas seleções.

Além de quebrar a igualdade, esse jogo é o reencontro das equipes com bons resultados internacionais. A Espanha não chega a uma final desde que foi vice-campeã da Copa das Confederações, em 2013. A Itália, por outro lado, não sabe o que é estar numa decisão de título desde 2012, quando foi derrotada pela Espanha na Euro.

Jogadores da Itália celebram gol contra a Bélgica
Jogadores da Itália celebram gol contra a Bélgica - Reuters/Christof Stache - 2.jul.2021

Mas, se o futebol europeu enxergou um monopólio espanhol de 2008 a 2012, com três títulos em sequência, sendo duas Euro e uma Copa do Mundo, o panorama parece estar diferente. O time que encantou nesse período carece de bons resultados nos últimos anos.

Desde a ausência na Copa de 2018, a Azzurra se reconstruiu sob o técnico Roberto Mancini e tem grande campanha. Na primeira fase da Euro, os italianos venceram os três jogos, com sete gols marcados e nenhum sofrido. Nas oitavas, o time despachou a Áustria e a Bélgica, uma das favoritas, ambas por 2 a 1.

A Espanha se classificou em segundo na fase de grupos, com uma vitória e dois empates. Contra a Croácia, o time precisou da prorrogação para vencer o jogo por 5 a 3, enquanto contra a Suíça a partida foi resolvida nas penalidades.

Espanhóis comemoram a classificação sobre a Suíça nos pênaltis
Espanhóis comemoram a classificação sobre a Suíça nos pênaltis - Reuters/Kirill Kudryavtsev

Dentro de campo, os times chegam ao quarto confronto consecutivo em Eurocopas. Desde 2008, as seleções já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias da Espanha, uma vitória da Itália e um empate.

No último jogo entre as equipes pela competição, em 2016, a Itália eliminou a Espanha nas oitavas de final. Os espanhóis, no entanto, comemoram o melhor resultado em cima da seleção rival, já que conquistaram o título da Eurocopa em 2012 contra os italianos, no maior resultado de uma final dessa competição: 4 a 0.

Confira os últimos quatro encontros entre Itália e Espanha na Eurocopa

2008 - Espanha elimina a Itália nos pênaltis nas quartas de final
2012 - Seleções empatam na primeira rodada, mas a Espanha vence a Itália por 4 a 0 na final
2016 - Itália elimina a Espanha ao vencer por 2 a 0 nas oitavas de final

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.