Descrição de chapéu Tóquio 2020 DeltaFolha

Análise mostra que seleção feminina de vôlei depende da força do ataque para pontuar

Folha mapeou pontuação de todas as seleções do torneio; briga pela final é às 9h desta sexta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mantido histórico nestes Jogos de Tóquio, as brasileiras da seleção de vôlei dependerão muito dos pontos de suas atacantes nesta sexta (6), a partir das 9h, quando enfrentam a Coreia do Sul na busca por uma vaga na final. Já as asiáticas costumam pontuar mais que as demais com erros das adversárias.

A Folha analisou como pontuaram todas as seleções femininas que disputam o torneio. Entre os semifinalistas, o Brasil é o que mais marcou com ataques (63% dos pontos). Trata-se de um percentual inferior apenas ao do Japão, que obteve 66% e caiu na primeira fase. Já a Coreia obteve 59% dos tentos nesse fundamento. No bloqueio e no saque, brasileiras e coreanas apresentam patamares semelhantes.

Em erros do adversário, a Coreia se destaca: 26% da sua pontuação vem daí, maior patamar entre as semifinalistas, que também incluem Estados Unidos e Sérvia. É uma das equipes que mais fazem as rivais errarem o ataque —outras formas desse quesito são erros de saque e de recepção.

O Brasil, por sua vez, obteve apenas 21% de sua pontuação em erro das rivais.

Um ponto forte nas estatísticas brasileiras é a presença de quatro jogadoras do time entre as dez maiores pontuadoras do campeonato. A Coreia possui apenas duas. Esse aspecto pode compensar um eventual dia ruim de uma jogadora importante, como a brasileira Fernanda Garay, terceira maior pontuadora da competição (115 pontos). Na lista das top 10 ainda estão Gabi (84), Caroline Gattaz e Ana Carolina (63).

Logo após a vitória contra as russas, pelas quartas de final, Garay afirmou que a vantagem do time é que, “se o adversário se prepara para marcar uma jogadora, vem outra que pode ajudar, incluindo quem está no banco”. Naquele jogo, Rosamaria saiu da reserva e foi a maior pontuadora ao lado de Gattaz (16 pontos).

Se a variedade de jogadoras pode ser um trunfo para o Brasil, a Coreia tem outro: Kim Yeon-koung é a segunda maior pontuadora da competição, com 115 tentos —23 a mais que a melhor brasileira. A coreana, de 33 anos e 1,92m, é considerada por especialistas como a melhor atacante do mundo. Em Londres-2012, foi eleita a melhor atleta da competição feminina de vôlei.

Serviços

A Folha analisou também a velocidade dos saques das equipes olímpicas. Brasileiras e coreanas tendem a ter os serviços mais concentrados na faixa entre 60km/h e 70km/h, com leve vantagem na velocidade para as asiáticas. Ana Carolina é a jogadora do time nacional que mais ultrapassa os 70 km/h —ainda assim, a maioria dos seus serviços fica abaixo dessa marca.

Uma equipe que destoou foi o Comitê Olímpico Russo. A maior parte dos serviços da equipe está entre 80km/h e 90km/h, e um número considerável acima dos 90km/h. Essa potência toda, porém, não se reflete em pontos direto de serviço: as russas marcaram 5% dos seus tentos nesse quesito, mesmo percentual de brasileiras e coreanas, ainda que um serviço bem executado, se não rende ponto direto, pode ajudar na sequência da disputa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.