O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) informou nesta segunda-feira (9) que duas pessoas da delegação brasileira que está em Tóquio para a disputa das Paraolimpíadas foram diagnosticadas com Covid-19. A competição será realizada de 24 de agosto a 5 de setembro.
De acordo com o comitê, os contaminados, que estão assintomáticos e isolados, não são atletas. Eles não tiveram os nomes divulgados.
"Os profissionais da área de saúde do CPB monitoram os demais membros da delegação com a realização de testes diários de RT-PCR, todos negativos", disse o comitê em nota.
Durante as Olimpíadas de Tóquio, que se encerraram neste domingo (8), houve uma escalada de casos de Covid-19 na capital japonesa. Há pouco mais de três semanas, a cidade registrou 882 casos. Sete dias depois da abertura oficial do evento, já eram 3.300. No sábado (7), um dia antes da cerimônia de encerramento, foram 4.566 novos infectados.
Dentro da bolha olímpica, foram 436 resultados positivos para o coronavírus —33 de atletas. Após a festa que encerrou os Jogos, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) celebrou não ter registrado nenhum caso de Covid-19 durante as Olimpíadas na delegação brasileira, que foi composta por 302 atletas além de dirigentes e equipes técnicas.
Na semana passada, os primeiros atletas do Brasil embarcaram para as Paraolimpíadas no Japão. No total, a delegação do país será composta por 255 competidores (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiros).
São 159 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 428 pessoas. Segundo a CPB, jamais uma missão brasileira em Jogos no exterior teve tamanha proporção.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.