Descrição de chapéu Tóquio 2020

Esgrimista diz que subiu ao pódio com 'X' na mão contra proibição a protestos nas Olimpíadas

Americano Race Imboden conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | Reuters

O esgrimista americano Race Imboden, membro da equipe medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio-2020, disse que uma letra 'X' desenhada na parte de trás de sua mão durante a cerimônia de entrega das medalhas era um protesto contra a proibição de gestos políticos nos pódios.

"Alguns atletas conversaram e decidiram por esse símbolo para demonstrar solidariedade entre si e apoiar os oprimidos", disse ele numa postagem na função stories de seu Instagram na manhã desta quarta-feira (4).

"Eu pessoalmente usei o símbolo como um protesto contra a regra 50", disse ele, se referindo a um item da Carta Olímpica que proíbe, por exemplo, as manifestações nas cerimônias de premiação e durante a execução de hinos.

O esgrimista americano Race Imboden sobe ao pódio com 'X' desenhado na mão em forma de protesto
O esgrimista americano Race Imboden sobe ao pódio com 'X' desenhado na mão em forma de protesto - Molly Darlington/Reuters

A arremessadora de peso Raven Saunders, que ganhou a medalha de prata em Tóquio, ergueu suas mãos para que elas formassem uma letra 'X' quando subiu ao pódio, num protesto similar.

O Comitê Olímpico Internacional investigou o gesto, mas suspendeu o inquérito após a morte da mãe de Saunders nesta terça (3).

"Eu quero ainda chamar a atenção para a hipocrisia do COI e de todas as organizações que lucram imensamente com os atletas e ainda não escutam seus pedidos por mudança", disse Imboden também em sua postagem.

Em 2019, Imboden foi suspenso por 12 meses pelo Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA depois de se ajoelhar durante uma cerimônia de entrega de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Seu protesto naquela época foi contra diversos fatores, como o racismo, pedido por controle de armas, contra o tratamento recebido pelos imigrantes e, principalmente, contra o ex-presidente Donald Trump, segundo o atleta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.