Descrição de chapéu Tóquio 2020 atletismo

Fiasco dos EUA no revezamento enfurece Carl Lewis e abre crise no atletismo

País não é ouro na prova desde 2000 e em Tóquio tem ido mal em provas de velocidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

Entre os corredores de velocidade da equipe americana, Fred Kerley era um dos poucos que poderia sair das Olimpíadas de Tóquio com crédito. Era. Isso durou até a noite desta quarta-feira (4).

O medalhista de prata nos 100 m perdeu o rebolado quando o questionaram se poderia imaginar que os Estados Unidos sequer se classificariam para a final do revezamento 4x100 m.

“Não”, se limitou a dizer.

Em seguida foi questionado se sabia o que tinha dado errado.

“Não.”

Foto aérea de prova de revezamento 4x100 m
Prova do revezamento 4x100 m, nas Olimpíadas de Tóquio - Pawel Kopczynski/Reuters

Ele não tinha muito a falar, mas, em Houston, alguém tinha. Carl Lewis, dono de nove medalhas de ouro olímpicas, foi ao Twitter e provocou uma crise entre os atletas do país que estão no Japão.

“A equipe dos EUA fez tudo errado no revezamento. O sistema de passagem está errado, atletas correndo nos lugares errados, e estava claro não haver liderança. Foi uma vergonha total e é completamente inaceitável para um time dos Estados Unidos parecer pior do que os garotos amadores que vejo”, escreveu.

Para não deixar dúvidas, ele colocou o tuíte como fixado. Era o primeiro lido por quem acessava seu perfil. Em entrevista ao jornal USA Today pouco depois, Lewis chamou o desempenho americano de “palhaçada”.

“Não dá para aceitar isso. O revezamento não é uma prova difícil”, completou.

Em Tóquio, os Estados Unidos terminaram em 6º. Classificavam-se os três primeiros. Ficaram à frente apenas dos times da Dinamarca e da Turquia. E os turcos foram desqualificados.

Os dirigentes da federação americana que passaram próximos aos jornalistas se recusaram a falar mesmo na sessão noturna, horas após a eliminação (ocorrida no período da manhã pelo fuso japonês).

“Nós temos que compensar isso no Mundial do próximo ano e em Paris-2024. O que aconteceu hoje aqui foi inaceitável”, admitiu Cravon Gillepsie, outro corredor da equipe.

A eliminação no Estádio Olímpico de Tóquio foi apenas a gota que fez o copo transbordar. O último bom resultado do revezamento americano olímpico nos 4x100 m foi em Atenas-2004. Ficou com a medalha de prata. O último ouro aconteceu em Sydney-2000.

Desde então, os Estados Unidos deixaram cair o bastão nas eliminatórias em Pequim-2008. Ficaram em segundo em Londres-2012, mas o doping de Tyson Gay provocou a desqualificação. Também foram desclassificados na final da Rio-2016 por passarem o bastão fora da área permitida.

“Eu não sei explicar. É muito frustrante vir até Tóquio e não se qualificar. Não é para isso que estamos aqui”, afirmou Gillepsie.

“Sem desculpas. Nós falhamos”, concluiu Fred Kerley, arrancando risos dos jornalistas, que já tinham constatado o óbvio.

O revezamento 4x100 m é apenas o último e mais claro exemplo dos problemas que os Estados Unidos têm vivido nas chamadas provas de velocidade no atletismo: dos 100 aos 400 metros. Entre 2008 e 2016, havia Usain Bolt para impedir qualquer outro de ganhar o ouro nos 100 e 200 m. Sem ele e com o trono vago, a equipe americana tinha os candidatos mais fortes.

Trayvon Bromell chegou ao Japão com o melhor tempo do ano (9s77). Até Bolt o considerou maior candidato ao primeiro lugar. Ele sequer foi à final, e o italiano Lamar Marcell Jacobs subiu no lugar mais alto do pódio. Os Estados Unidos não são ouro na prova desde a vitória de Justin Gatlin em 2004.

Os 200 m, sem o jamaicano, também estavam à espera de um novo campeão. Andre De Grasse, do Canadá, aproveitou.

O canadense Andre De Grasse celebra ouro na Tóquio-2020
O canadense Andre De Grasse celebra ouro na Tóquio-2020 - Kai Pfaffenbach/Reuters

Grant Holloway era uma das maiores barbadas do atletismo olímpico neste ano. Era aposta certa para o ouro nos 110 m com barreiras. Foi superado pelo jamaicano Hansle Parchment nesta quinta (5). Horas mais tarde, o país não ganhou medalha em prova dos 400 m vencida por Steven Gardiner, de Bahamas.

O chamado Team USA não foi ouro nos 4x400 m misto (ficou com o bronze), viu três jamaicanas subirem ao pódio nos 100 m feminino (a melhor atleta do time, Kendra Harrison, terminou em 7º), teve de se contentar com a prata nos 100 m com barreiras para mulheres e nos 400 m com barreiras para homens.

Também não houve ouro nos 200 m feminino. Gabrielle Thomas cruzou a linha de chegada em terceiro.

A exceção foi Sydney McLaughlin, primeira colocada nos 400 m com barreiras feminino. Ainda há esperanças em três revezamentos: 4x400 m e 4x100 femininos e no 4x400 m masculino.

Na Rio-2016, os Estados Unidos faturaram seis ouros em provas de velocidade.

“Eles estão brincando com a vida das pessoas. Você fica desencantado de ver isso”, desabafou Carl Lewis.

Pelo horário dos EUA, a eliminação americana no revezamento aconteceu em 4 de agosto, aniversário de 37 anos da vitória de Lewis nos 100 m nas Olimpíadas de Los Angeles-1984. Jogos em que ele conquistou quatro medalhas de ouro. Uma delas, no 4x100 m.

Erramos: o texto foi alterado

O último americano a conquistar o ouro na prova dos 100 m foi Justin Gatlin e não Tyson Gay. O texto foi corrigido.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.