Fifa pede que Boris Johnson ajude a liberar jogadores para seleções

Gianni Infantino quer que primeiro-ministro do Reino Unido flexibilize regras de quarentena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gianni Infantino, presidente da Fifa, disse que escreveu ao primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pedindo que as regras de quarentena sejam flexibilizadas para que os jogadores da Premier League possam defender suas seleções.

“Pedi a ajuda necessária, nesse assunto, para que os jogadores não sejam privados da oportunidade de representar seus países nas Eliminatórias para a Copa do Mundo”, afirmou o dirigente em um comunicado.

“Juntos, nós mostramos solidariedade e união na luta contra a Covid-19. Agora, eu apelo a todos para garantir a liberação dos jogadores para as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo”, continuou.

Presidente da Fifa, Gianni Infantino
Presidente da Fifa, Gianni Infantino - Koen Van Weel - 17.jun.2021/Reuters

Nesta terça-feira (25), a Premier League anunciou que não iria liberar jogadores dos clubes ingleses para atuar por seleções de países da “lista vermelha”.

A lista é a categoria criada pelo governo do Reino Unido para aqueles países em pior situação na pandemia. Brasil, Chile e Argentina, por exemplo, estão entre essas nações.

Quem volta de viagem desses países precisa passar por uma quarentena de dez dias, o que, segundo a Premier League, faria com que os atletas perdessem compromissos nacionais e internacionais por seus clubes.

A seleção brasileira tem três jogos marcados para setembro, pelas Eliminatórias. Contra a seleção chilena, no Chile, às 22h (de Brasília) do próximo dia 2. Depois, pega a Argentina em São Paulo, às 16h do próximo dia 5 —jogo que inclusive terá público–, e o Peru na Arena Pernambuco, no dia 9, às 21h30.

Dentre os convocados por Tite para esses duelos, jogam na Inglaterra: Thiago Silva (Chelsea), Richarlison (Everton), Raphinha (Leeds United), Alison (Liverpool), Fabinho (Liverpool), Roberto Firmino (Liverpool), Ederson (Manchester City), Gabriel Jesus (Manchester City) e Fred (Manchester United).

A La Liga, da Espanha, e a Serie A, da Itália, também anunciaram que apoiarão os clubes que não quiserem liberar atletas de seus elencos.

Em tese, a Fifa obriga que os clubes liberem seus jogadores para datas oficiais (como as Eliminatórias). No entanto, com a pandemia, o Conselho de Ética da entidade criou exceções por razões sanitárias, como casos de quarentena no retorno de atletas.

“Estou pedindo um show de solidariedade de cada associação, liga e clube, para fazer o que é justo e certo para o jogo. Muitos dos melhores jogadores do mundo competem em ligas na Inglaterra e na Espanha, e acreditamos que esses países compartilham a responsabilidade de preservar a integridade esportiva das competições ao redor do mundo”, disse Infantino.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.