Final da Euro pode ter infectado 3.000 com Covid, diz agência britânica de saúde

Mais de 2.000 pessoas foram à partida entre Inglaterra e Itália contaminadas, segundo estimativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de 3.000 pessoas se infectaram com o novo coronavírus na final da Eurocopa, disputada entre a Inglaterra e a Itália em 11 de julho, de acordo com estimativas do Serviço Nacional de Saúde britânico divulgadas na sexta-feira (20).

Segundo o órgão, 2.295 pessoas dentro e no entorno do Estádio de Wembley, em Londres, provavelmente estavam infectadas durante a partida e outras 3.404 podem ter contraído o coronavírus no evento, o que faz da final um evento superdisseminador de Covid-19.

Na decisão, com público de cerca de 67 mil pessoas, a Inglaterra e a Itália empataram em 1 a 1 no tempo normal e, na disputa de pênaltis, os italianos conquistaram o título do torneio.

"A Euro 2020 foi uma ocasião única, e é improvável que tenhamos um impacto semelhante nos casos de Covid-19 em eventos futuros", declarou Jenifer Smith, vice-diretora médica da Saúde Pública da Inglaterra, em comunicado.

"No entanto, os dados mostram como o vírus pode se espalhar facilmente quando há contato próximo, e isso deve ser um alerta para todos nós, enquanto tentamos retornar à normalidade com cautela mais uma vez."

Outros eventos-teste realizados em um período de quatro meses mostraram números muito menores de pessoas diagnosticadas com Covid-19, próximos ou inferiores às médias do país.

Wembley recebeu mais de 60 mil torcedores na final da Eurocopa deste ano
Wembley recebeu mais de 60 mil torcedores na final da Eurocopa deste ano - Facundo Arrizabalaga - 11jul.2021/Reuters

O GP de F1 em Silvertone, realizado em 18 julho, atraiu 350 mil pessoas, o maior público em um evento no Reino Unido em 18 meses, e 585 casos de Covid-19 foram registrados pelo sistema de teste e rastreamento do Serviço Nacional de Saúde britânico.

De acordo com estimativas do órgão, 343 pessoas já estavam infectadas e 242 pessoas contraíram o vírus na prova.

O torneio de Wimbledon, que recebeu cerca de 300 mil pessoas ao longo de duas semanas, foi responsável por 881 casos, divididos em 299 pessoas provavelmente já contaminadas e 582 novas infecções.

O governo britânico afirma que os dados do GP da Inglaterra e do torneio de Wimbledon demonstram que é possível realizar grandes eventos com segurança, com quantidade de casos comparáveis à média, mas que são necessárias precauções.

"Para que possamos manter a temporada de futebol, os teatros e os shows seguros com capacidade máxima de público neste inverno, exorto os fãs de esporte, música e cultura a se vacinarem, pois esta é a maneira mais segura de realizarmos grandes eventos", afirmou o secretário de Cultura, Oliver Downden.​

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.