Palmeiras quebra escrita contra o São Paulo na Libertadores e volta à semifinal

Equipe alviverde goleia rival por 3 a 0 no Allianz e garante sua 3ª semi em quatro anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palmeiras disputará as semifinais da Copa Libertadores mais uma vez. Em um jogo tranquilo, o clube quebrou uma escrita de sucessos tricolores no clássico pelo torneio continental e, nesta terça-feira (17), goleou por 3 a 0, no Allianz Parque, com gols de Raphael Veiga, Dudu e Patrick de Paula.

Ídolo palmeirense, Dudu marcou seu primeiro gol desde o retorno ao clube. A última vez havia sido em feveireiro do ano passado, contra o Guarani, pelo Campeonato Paulista. O jogador esteve emprestado para o Al Duhail de julho de 2020 a julho deste ano.

Já Patrick de Paula saiu do banco nas duas partidas e em ambas foi decisivo. Foi ele quem cobrou a falta na primeira partida e, com falha de Tiago Volpi, empatou o jogo no Morumbi. Cria da base, o volante canhoto também não se acanhou no jogo de volta e, após falha da defesa são-paulina, mandou uma bomba de fora da área para marcar o terceiro. Raphael Veiga havia aberto o placar.

Recorrentemente presente entre os quatro melhores da competição continental nos últimos anos, o Palmeiras só ficou fora das semifinais em 2019. Em 2018, foi eliminado justamente nesta fase pelo Boca Juniors, vice-campeão daquele ano. Na edição de 2020, conquistou o título na final realizada em janeiro deste ano, diante do Santos.

Agora, o Palmeiras aguarda o vencedor do duelo entre Atlético-MG e River Plate, marcado para esta quarta-feira (18). O clube brasileiro ganhou a primeira partida por 1 a 0, em Buenos Aires.

Sob o prisma dos técnicos, a partida também tem grande significado. Foi a primeira vitória de Abel Ferreira no confronto com Hernán Crespo. O time alviverde também sentiu o gosto de revanche, já que havia sido derrotado no Campeonato Paulista pela equipe tricolor.

O gol de Raphael Veiga, que encaminhu a classificação, seguiu os mandamentos do técnico português. O time tomou a bola do zagueiro Arboleda no meio de campo e disparou em velocidade para o ataque, com Zé Rafael. Foram poucos toques de bola até que o meia, após ganhar de Daniel Alves no corpo, tocou para Veiga, que bateu com força e inaugurou o marcador.

Com a vitória por 3 a 0, o Palmeiras superou pela primeira vez o São Paulo em jogos de mata-mata na Copa Libertadores.

Nas três oportunidades anteriores, todas nas oitavas de final, em 1994, 2005 e 2006, o clube do Morumbi ficou com a vaga sem perder nenhum dos jogos. Nesta terça-feira, foi disputado a décima partida entre os dois times na competição —seis vitórias para o time do Morumbi, três empates e uma vitória do alviverde.

Em 1994, os dois times tinham muito a defender. O alviverde havia sido campeão paulista, do Rio-São Paulo e do Brasileiro em 1993. O time tricolor tentava o tricampeonato da Libertadores. Eles empataram por 0 a 0 na primeira partida. No jogo seguinte, Euller balançou a rede duas vezes e garantiu a vitória e avanço do São Paulo.

Onze anos depois, o clube tricolor passou de fase com maior tranquilidade: 1 a 0 no antigo Palestra Itália, com gol de Cicinho, e 2 a 0 no Morumbi, gols de Cicinho e Rogério Ceni. A campanha culminaria no título e na classificação para o Mundial de 2005, vencido no Japão sobre o Liverpool.

Em 2006, mais uma vez o clássico nas oitavas. Houve equilíbrio na partida de ida, 1 a 1, e o resultado quase se repetiu na volta. Um pênalti no final do jogo, porém, foi convertido pelo então goleiro Rogério Ceni, interrompendo mais uma vez os anseios dos palmeirenses, que, agora, após mais de uma década, enfim puderam celebrar uma classificação diante do rival.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.