Descrição de chapéu Futebol Feminino

Veja onde assistir às quartas de final do Brasileiro Feminino de futebol

Jogos terão início neste sábado (14) e serão transmitidos na TV aberta, TV paga e internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Júlia Belas
São Paulo

A Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino ficou parada por quase dois meses devido à pausa para as Olimpíadas, mas o principal torneio nacional está de volta. As quartas de final da competição começam neste sábado (14) e serão disputadas em jogos de ida e volta.

O mata-mata já inicia com uma reedição da final de 2020, entre Corinthians –o atual campeão– e Avaí/Kindermann. Os outros duelos serão entre Grêmio e Palmeiras, Ferroviária e Santos e Internacional e São Paulo.

Para Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Brasileiro fica mais atrativo a cada ano, o que se reflete também no interesse do público. “O futebol feminino tem um componente muito natural que é o potencial de engajamento”, avalia.

Entre as novidades do mata-mata da competição estão as transmissões, que serão realizadas pela Band, na TV aberta, SporTV, na TV paga, e nos perfis do TikTok da CBF e do Desimpedidos. A partir das semifinais, o torneio também terá o uso da tecnologia do árbitro de vídeo (VAR).

Na próxima temporada, o país ganhará dois novos torneios femininos: a Supercopa do Brasil e a Série A-3. Na opinião de Pellegrino, a maior oferta de competições tornará as competições mais democráticas.

Após a participação da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a dirigente acredita que o interesse se estenderá também às competições nacionais. “No passado, esse retorno de grandes competições era acompanhado de poucos campeonatos. O cenário hoje é totalmente diferente.”

Um indicador desse novo cenário é a presença de nomes como o de Cristiane. De acordo com Pellegrino, que chegou a jogar com ela pela seleção, ter representantes da equipe nacional no Campeonato Brasileiro é uma mostra de como a competição se consolida como palco para grandes atletas.

“Quanto mais avançarmos, teremos ainda mais condição de elevar o nível da competição e das atletas. E, consequentemente, refletir positivamente não só para a seleção principal como também a seleção de base”, explicou.

Veja os principais destaques das quartas do Brasileiro Feminino

14/8, às 15h: Grêmio x Palmeiras

Grêmio e Palmeiras se enfrentam a partir das 15h de sábado (14), no Vieirão, em Gravataí-RS. A partida será transmitida pelo TikTok da CBF. O Palmeiras encerrou a primeira fase invicto, mas deve sofrer com o desfalque de Bia Zaneratto, que voltou ao futebol chinês –ela anotou 13 gols na primeira fase. A defesa alviverde é uma das melhores do campeonato.

Sem Bia, a equipe palmeirense aposta em outros destaques, como Julia Bianchi, que também disputou os Jogos de Tóquio. Já as gremistas apostam em Lais Estevam para conseguir furar a defesa alviverde. No entanto, o Grêmio sofreu 21 gols na primeira fase e tem a pior defesa entre os times classificados.

15/8, às 16h: Ferroviária x Santos

A Ferroviária avançou às quartas na quinta posição da tabela da primeira fase, com 27 pontos, empatada com o Santos. A equipe marcou poucos gols em comparação com as Sereias da Vila, o que a jogou para a parte de baixo do grupo de classificados para as quartas.

No Santos, destaque para a argentina Sole Jaimes, ídolo da torcida alvinegra. A equipe também aposta na artilheira Cristiane para furar a defesa do time grená. O duelo de ida será na Fonte Luminosa, em Araraquara, com transmissão pelo TikTok da CBF.

Cristiane não foi aos Jogos de Tóquio, mas segue como uma das armas do Santos
Cristiane não foi aos Jogos de Tóquio, mas segue como uma das armas do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos

15/8, às 20h: Avaí/Kindermann x Corinthians

O confronto entre Avaí/Kindermann e Corinthians será uma reedição da final do Brasileiro Feminino de 2020. O jogo de ida das quartas, na Ressacada, em Florianópolis, será transmitido pela Band e pelo canal do Desimpedidos no TikTok.

O Corinthians chega ao mata-mata com apenas uma derrota, mas perdeu Gabi Nunes e Giovanna Crivelari, duas atletas importantes no poder ofensivo da equipe. Mesmo assim, o elenco alvinegro segue como uma das principais forças da competição. Já o Kindermann, time da goleira Bárbara, titular da seleção brasileira, teve campanha irregular na primeira fase e se classificou com a última vaga.

16/8, às 17h: Internacional x São Paulo

O Internacional avançou em sexto na primeira fase do campeonato, com moral após uma vitória sobre o rival Grêmio. Apesar disso, enfrentar o São Paulo pode ser um desafio para as coloradas: o time tricolor venceu o duelo entre as duas equipes na fase inicial, por 2 a 0. Caso avance, o time do Rio Grande do Sul chegará pela primeira vez às semifinais.

As são-paulinas contam com Duda, que foi uma das melhores jogadoras da seleção em Tóquio, e marcou nove gols marcados na primeira fase, atrás apenas de Bia Zaneratto na artilharia. A partida será transmitida pelo SporTV e pelo TikTok do canal Desimpedidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.