Descrição de chapéu Copa do Brasil 2021 São Paulo

São Paulo duela com ascendente Fortaleza nas quartas da Copa do Brasil

Confronto se dá sem a lógica habitual do amplo favoritismo do time do Morumbi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um time é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, com um aproveitamento de 63%. O outro, após 17 rodadas, tem pontuação suficiente apenas para o 12º lugar e respira aliviado depois de ter ganhado alguma distância da zona do rebaixamento.

Estamos falando de São Paulo e Fortaleza, embora a posição na tabela não seja a habitualmente ocupada por cada uma dessas equipes no principal torneio nacional. É a formação tricolor do Ceará que vem fazendo uma campanha satisfatória, na qual já bateu o próprio São Paulo.

Rigoni é uma das armas do São Paulo contra o bom Fortaleza - Fellipe Lucena - 16.ago.21/saopaulofc.net

O histórico recente muda a habitual lógica do favoritismo geralmente observada nos encontros entre esses clubes, que agora vão duelar em outra competição. Eles começarão a disputar as quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (25), às 21h30, no Morumbi —o jogo de volta será uma semana depois, no Castelão.

Globo, SporTV e Premiere vão transmitir o embate, no qual o Fortaleza espera dar mais uma demonstração de força. Dirigida pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, a agremiação vem mostrando consistência depois de conquistar o Campeonato Cearense.

No primeiro turno do Brasileiro, o time se mostrou bastante eficiente nos confrontos com os adversários paulistas. Venceu Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Bragantino e só não derrotou o Santos porque desperdiçou um pênalti no finalzinho.

Contra o São Paulo, o triunfo foi obtido há pouco mais de um mês, no mesmo Morumbi onde haverá o reencontro desta quarta. Robson, de cabeça, definiu a vitória por 1 a 0 dos visitantes, que já haviam perdido boas oportunidades.

Robson comemora o único gol do último encontro - Ronny Santos - 17.jul.21/Folhapress

“Vai ser mais difícil agora. Quando se trata de Copa do Brasil, os jogos são mais competitivos, mais intensos, pelo formato da competição. O São Paulo vem de uma eliminação na Libertadores e não quer outra eliminação”, afirmou o meia Matheus Vargas.

De fato, nova queda seria complicada para a agremiação do Morumbi. Derrubados pelo rival Palmeiras no torneio continental em uma derrota por 3 a 0, os comandados de Hernán Crespo tentam mostrar poder de reação e sobreviver no único torneio cujo título está ao alcance.

Mais uma vez, como tem ocorrido em boa parte da temporada, as lesões serão um obstáculo para o São Paulo, que não poderá contar com o zagueiro Arboleda. O meia Benítez e o atacante Luciano estão à disposição, mas longe da melhor forma física.

O mais recente problema levou Crespo a reclamar da estrutura do clube tricolor, o que foi recebido com reservas por alguns dirigentes. Mas, queixas à parte, ele espera que o grupo tenha força para superar o ascendente Fortaleza.

As equipes se encontraram na Copa do Brasil do ano passado, em situação bem diferente. Na ocasião, era o São Paulo quem brigava pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, o que lhe dava o habitual posto de favorito nas oitavas de final.

Foi só nos pênaltis, porém, que a formação do Morumbi, então dirigida por Fernando Diniz, conseguiu derrubar o time do Pici, comandado por Rogério Ceni. O equilíbrio, naquela situação, surpreendeu. Agora, é esperado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.