Descrição de chapéu Tóquio 2020 Vôlei de praia

Seleção de vôlei masculino promete disputar o bronze nas Olimpíadas como se fosse ouro

Técnico e jogadores reconhecem méritos do time russo e adotam discurso de brigar pelo pódio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

Imediatamente após a queda na semifinal das Olimpíadas de Tóquio, jogadores e comissão técnica da seleção masculina de vôlei adotaram discurso de que vão disputar a medalha de bronze como se fosse uma final olímpica.

Uma das favoritas ao ouro em Tóquio e finalista nas quatro últimas edições dos Jogos, a equipe brasileira mais uma vez não conseguiu superar os russos. Perdeu a semifinal de virada, por 3 sets a 1 (25/18, 21/25, 24/26 e 23/25), e ficou fora da disputa pelo ouro pela primeira vez desde Sidney-2000.

O adversário no confronto pelo bronze, marcado para sábado (7), será a Argentina. O duelo é uma reedição da também disputa pelo terceiro lugar do pódio dos Jogos de Seul-1988. Na ocasião, os argentinos levaram a melhor e venceram a disputa por 3 sets a 2 para ficar com a medalha.

Então, o técnico Renan Dal Zotto era atleta. Ele diz que usará essa experiência para tentar motivar o elenco.

“Eu já passei por isso [derrota na decisão do bronze], o nosso grande desafio é estar no pódio. Passei por uma experiência dessa em 1988, e é um gosto muito amargo [perder]”, afirmou o treinador da seleção.

O capitão e levantador Bruninho tem discurso semelhante. “Por mais difícil que seja, temos que apagar isso. O bronze conta muito para gente. Sabemos o quanto a gente merece, quanto a gente trabalha, se dedica”, disse o atleta.

O oposto Wallace reconheceu a superioridade dos adversários e disse que o time brasileiro vai disputar o bronze como uma final. “Não tem muito o que falar, tem que dar os méritos para eles. A gente pecou em alguns momentos, não conseguiu rodar algumas bolas e isso pesa bastante”, disse.

Renan Dal Zotto era jogador na última decisão de bronze do Brasil em Olimpíadas
Renan Dal Zotto era jogador na última decisão de bronze do Brasil em Olimpíadas - Valentyn Ogirenjo/Reuters

No duelo desta quinta, o Brasil venceu o primeiro set, perdeu o segundo e chegou a estar vencendo o terceiro por 20 a 12, mas tomou uma virada de 26 a 24. Os atletas não conseguiam esconder o abatimento, assim como o técnico Renan.

“A gente tenta buscar explicações [para o terceiro set], mas são coisas que acontecem no esporte. Não é a primeira vez, acompanho há muito tempo. No voleibol, às vezes, o adversário te trava, e você não consegue sair”, lamentou Renan. "Que fique o aprendizado para que em momentos assim a gente busque uma outra solução."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.