Descrição de chapéu surfe

Temporada do surfe chega à final com quatro brasileiros na briga pelo título

Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb estão vivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Chegou ao fim a acidentada temporada de classificação do Mundial de surfe. Entre adiamentos e cancelamentos ligados à pandemia do novo coronavírus, o campeonato conseguiu concluir sete etapas. Agora, os cinco atletas mais bem colocados de cada ranking disputarão os títulos masculino e feminino em um último e decisivo torneio.

Tudo será resolvido em Lower Trestles, nos Estados Unidos, de 9 a 17 de setembro. Entre os homens, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo buscam manter a hegemonia recente do Brasil na modalidade. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb tenta ser a primeira do país a chegar ao topo.

O brasileiro Gabriel Medina, líder do circuito masculino, já tem presença assegurada na bateria decisiva e apenas aguarda seu desafiante - Loren Elliot - 19.abr.21/Reuters

As vagas derradeiras na final foram definidas em Barra de la Cruz, no México. Quando a etapa começou, na terça-feira (10), era tratada como a penúltima da fase de classificação. Haveria ainda uma visita ao Taiti, na Polinésia Francesa, mas o território entrou em estado de emergência no combate à Covid-19, o que levou a WSL (Liga Mundial de Surfe) a cancelar sua passagem por lá.

Assim, o México acabou se apresentando como a última chance a quem queria sobreviver ou simplesmente deixar uma boa impressão. Foi o que fizeram o catarinense Mateus Herdy, semifinalista, e o paulista Deivid Silva, que surpreendeu e avançou até a final. O título ficou com o australiano Jack Robinson.

Foi uma rara perna do circuito masculino sem triunfo brasileiro. Após a abertura do calendário com celebração do havaiano John John Florence em casa, em Pipeline, foram cinco vitórias seguidas verde-amarelas, em uma espécie de rodízio: um troféu para Ferreira, dois para Medina e dois para Toledo –sem contar o ouro olímpico de Italo.

Na competição feminina, Weston-Webb levou uma das etapas e confirmou sua classificação avançando até as quartas de final em Barra de la Cruz. Quem triunfou no México foi a australiana Stephanie Gilmore, uma das aspirantes ao título mundial. Também estão na disputa a havaiana Carissa Moore, a australiana Sally Fitzgibbons e a francesa Johanne Defay.

No circuito masculino, estão vivos o norte-americano Conner Coffin e o australiano Morgan Cibilic. Coffin é da Califórnia, estado onde se surfam as famosas ondas de Trestles, e bota fé em seu conhecimento do local, porém sai atrás dos brasileiros no formato determinado para o evento chamado de “WSL Finals”.

De acordo com o regulamento, inédito, o quinto colocado no ranking encara o quarto pelo direito de enfrentar o terceiro. O vencedor desse embate mede forças com o segundo. Daí sai o desafiante ao líder, que apenas assiste às três rodadas anteriores, aguardando o adversário na grande decisão do título mundial, realizada em uma série melhor de três baterias.

Isso significa que Medina, que chegou a cinco das sete finais da temporada e lidera a tábua de classificação com folga, já está garantido no duelo derradeiro. Italo, em segundo, é semifinalista. Um passo atrás está Filipe, terceiro colocado. E, na bateria preliminar, vão se enfrentar Coffin e Cibilic.

Entre as mulheres, é Carissa Moore quem tem presença assegurada no confronto final, com uma campanha impressionante: nas sete etapas do circuito, seu pior resultado foi um terceiro lugar. Tatiana é a segunda colocada no ranking, ou seja, precisa derrubar duas adversárias em sequência para festejar o título mundial.

“Estou muito, muito orgulhosa”, resumiu a brasileira, ao confirmar sua presença na etapa decisiva. “Foi um ano realmente longo, com muitos desafios, desafios para mim e para todos. Agora, vamos para Trestles.”

Surfistas mostram troféus e sorriem no pódio
Tatiana Weston-Webb e Filipe Toledo, campeões da etapa de Margaret River, sonham em repetir o desempenho em Lower Trestles - Cait Miers - 10.mai.21/World Surf League

A briga pelo título masculino em Trestles

  • Primeira rodada

    Conner Coffin (EUA/4) x Morgan Cibilic (AUS/5)

  • Segunda rodada

    Filipe Toledo (BRA/3) x Coffin ou Cibilic

  • Terceira rodada

    Italo Ferreira (BRA/2) x Toledo, Coffin ou Cibilic

  • Final – melhor de três baterias

    Gabriel Medina (BRA/1) x Ferreira, Toledo, Coffin ou Cibilic

A briga pelo título feminino em Trestles

  • Primeira rodada

    Stephanie Gilmore (AUS/4) x Johanne Defay (FRA/5)

  • Segunda rodada

    Sally Fitzgibbons (AUS/3) x Gilmore ou Defay

  • Terceira rodada

    Tatiana Weston-Webb (BRA/2) x Fitzgibbons, Gilmore ou Defay

  • Final – melhor de três baterias

    Carissa Moore (AUS/1) x Weston-Webb, Fitzgibbons, Gilmore ou Defay

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.